1ºEmpregotech terá novidade turma do curso gratuito de programação básica para jovens de Curitiba

O 1º Empregotech, programa da Prefeitura de Curitiba que oferece curso gratuito de programação básica para jovens da capital, abriu as inscrições para a turma 2024. O proclamação foi feito pela Fundação de Ação Social (FAS), que coordena o projeto em parceria com a Filial Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, no Smart City Expo Curitiba 2024, nesta quinta-feira (21/3).

São 500 vagas disponíveis para jovens de 16 a 29 anos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Entre os requisitos estão residir em Curitiba e ter no mínimo o ensino médio incompleto. Os interessados podem se inscrever até 30 de abril, no Portal Aprendere.

Na Smart Plaza, o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, falou da valimento do 1º Empregotech na preparação dos adolescentes e jovens para o seu primeiro ofício na espaço de tecnologia.

“O 1º Empregotech amplia as oportunidades dos participantes por meio do desenvolvimento técnico e comportamental. Desta forma, eleva o nível de empregabilidade desse público, contribuindo para a redução dos níveis de desemprego nessa parcela da população e promovendo geração de renda”, disse. 

Além de formar mais uma turma, o 1º Empregotech oferecerá em 2024, em parceria com a Agência Curitiba, uma feira de empregabilidade. O objetivo, segundo Nicolás Ramirez, coordenador de Marketing e da Escola de Inovação da Filial, é colocar frente a frente empregadores que buscam por profissionais e jovens que desejam ocupar uma vaga no mercado de trabalho.

O protótipo usado pelo 1º Empregotech, que tem uma trouxa horária de 72 horas, mais atividades complementares e visitas guiadas, chamou a atenção de comitivas da da Argentina e de Niterói, no Rio de Janeiro, durante o Smart City.

Programação

Renan Rodrigues informou que as atividades do 1º Empregotech em 2024 começam em 6 de maio, com oficinas de integração que serão realizadas nas dez regionais da cidade até 17 de maio.

A lição principiante será dia 28 de maio, no Salão de Atos do Parque Barigui, quando os inscritos conhecerão os executores e parceiros do programa. Já as aulas previstas na programação do curso serão on-line, pela plataforma da Do dedo Innovation One, a partir de 3 de junho.  

Vale do Pinhão

Lançado em 2020, pelo prefeito Rafael Greca, o 1º Empregotech chega à quinta edição e está desempenado ao Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba. Desde logo já ofereceu quatro turmas e 2.700 vagas para jovens que pretendem se qualificar e buscar uma vaga no mercado de trabalho na espaço de tecnologia.

 

 

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba