39ª Feira Livre de Curitiba vai funcionar no estacionamento do TJ-PR

39ª Feira Livre de Curitiba vai funcionar no estacionamento do TJ-PR

Curitiba ganhou, nesta quarta-feira, (6/7), mais uma Feira Livre, a 39º da cidade. A feira do Tribunal de Justiça será realizada semanalmente, às quartas-feiras, das 14h às 20h, no estacionamento do prédio do Palácio da Justiça situado na Rua Ernani Santiago de Oliveira, no Centro Cívico.

O prefeito Rafael Greca destacou que a feira do Tribunal de Justiça será um local de alimentos saudáveis e seguros, gastronomia bem como um ponto de oportunidades e encontros.

“Que vocês possam, ao saborearem as delícias desta feira, usufruir da alegria que é nós vivermos em Curitiba”, disse o prefeito.

Greca e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, assinaram o termo para o convênio entre a Prefeitura e o Tribunal, visando a realização de feira organizada pelo município em espaço disponibilizado pelo Tribunal de Justiça. O desembargador agradeceu o prefeito pela ocasião.

“Nosso agradecimento ao prefeito por essa gestão colaborativa que estamos realizando em conjunto, Prefeitura e Judiciário, e que é um dos pilares da nossa gestão somado à valorização das relações humanas. Esse espaço inaugurado hoje, representa isso”, afirmou Souza Netto.

A nova unidade dispõe de 8 bancas de produtos variados como hortifrutigranjeiros, alimentos orgânicos, pescados, doces, bolachas, além de lanches, churros, caldo de cana e o tradicional pastel. O espaço vai beneficiar moradores e trabalhadores do Centro Cívico e do entorno do bairro.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, lembrou que uma feira representa o acesso para a comida de verdade e alimento saudável.

“São mais de 400 feirantes na cidade onde se estabelece um local conexão. É por meio destas atitudes simples que estamos conseguindo inovar e conectar as pessoas”, salientou o secretário.

O evento teve demonstração de aproveitamento integral de alimentos na unidade móvel da SMSAN, com o chef Rafael Utimura da Ação Entre Amigos Japao-Brasil (JABRA) que fez sushi de talos e folhas e uma guioza de pinhão. 

Oficina de Música

A inauguração da feira contou também com a apresentação de músicos que integram a 39º Oficina de Música de Curitiba. Julião Boêmio (cavaquinho), Lucas Melo (violão) e Luciana Worms (voz) interpretaram canções de samba e choro.

Alimentos saudáveis

As Feiras Livres de Curitiba promovem o acesso a alimentos saudáveis, variados e seguros, promovendo políticas e estratégias em Segurança Alimentar e Nutricional para a população de Curitiba. Mais do que equipamentos comerciais, elas também têm uma função social, cultural e de saúde, por meio da ampla variedade de oferta de produtos à população. Além disso, as feiras promovem a geração de emprego e renda e são uma manifestação da cultura urbana brasileira sendo um ponto de encontro e lazer.

Saiba mais sobre as feiras livres de Curitiba, os locais, dias e horários

Participaram na inaguração o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o procurador Geral da Justiça, Gilberto Giacóia; a defensora Pública do Paraná em exercício, Olenka Lins e Silva; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o corregedor Geral da Justiça, desembargador Luiz Cezar Nicolau; o corregedor da Justiça, desembargador Espedito Reis do Amaral; o ouvidor-geral, desembargador Celso Jair Mainardi; o ouvidor-substituto, desembargador Jorge de Oliveira Vargas; o diretor da Escola Judicial do Paraná, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, o assessor especial de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza, o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar, Eliseu Alves Maciel e o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus.

Fonte: Prefeitura de Curitiba