Adolescentes assistem a palestra e brincam com border collie Aysha

Adolescentes assistem a palestra e brincam com border collie Aysha

 

Um grupo de adolescentes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras Atuba), na Regional Boa Vista, teve uma experiência diferente e divertida na manhã desta terça-feira (26/7).

Eles participaram de mais uma edição do projeto Cão Amigo, uma ação desenvolvida pelo Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal, com a presença da cachorra Aysha, que acontece em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Cuidado, conversa e cidadania

A guarda municipal Simone de Fátima Lima, adestradora da Aysha, passou orientações para os jovens sobre os cuidados que precisam tomar com as escolhas que fazem; a importância de conversar sobre os problemas e dificuldades; e, como ter uma postura cidadã.

 

“Antes de fazer a palestra na instituição nós conversamos com a coordenação para saber qual é questão mais interessante para abordar com as crianças e dentro disso desenvolvemos nossa temática, sempre enfatizando os três “cês”: cuidado, conversa e cidadania”, explicou a GM Fátima.

Aysha deu um show

Depois da conversa, a border collie Aysha fez diversas evoluções sob o comando da adestradora, como sentar, saltar por dentro de arcos e atuar como “goleira” e interagiu com os jovens que ficaram encantados com a esperteza do animal.

Para a coordenadora do Cras Atuba, instituição dirigida pela Fundação de Ação Social (FAS), Cláudia Santos, a experiência foi muito válida e serviu como um reforço ao trabalho que ali é desenvolvido. 

“Eu acho importante fazer este alerta aos jovens sobre a prevenção ao uso de drogas que tanto problema causa à sociedade”, disse.

O inspetor da GM do núcleo da Regional Boa Vista, José Carlos Fantinato, falou também sobre a importância de aproximar a sociedade do trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança. “Além de atuar na segurança, a GM é também um canal de orientação e apoio à sociedade”, ressalvou.

Como chamar a Aysha?

Este ano as atividades com cães já passaram por 43 instituições entre escolas, CMEIs e equipamentos da Prefeitura, atingindo um público de 9.150 pessoas. CMEIs e escolas interessados no projeto Cão Amigo devem enviar e-mail para goc@curitiba.pr.gov.br.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba