Adotado por hospital, jardinete do Campo Comprido é inaugurado pelo prefeito

Adotado por hospital, jardinete do Campo Comprido é inaugurado pelo prefeito

 

O plantio de cinco novos ipês amarelos marcou a inauguração do Jardinete Luiz Ramina, no Campo Comprido. O logradouro, que fica em frente ao Hospital INC e foi adotado pela instituição, foi entregue oficialmente à população na manhã desta terça-feira (16/8), com a presença do prefeito Rafael Greca. 

“Com grande alegria, declaro inaugurado o jardinete Luiz Ramina. Fico feliz em ver esse espaço extraordinário de lazer, com araucárias, cedros e outros remanescentes de bosque nativo, em frente ao hospital que traz a modernidade ao Campo Comprido e que é orgulho de Curitiba”, disse o prefeito, ao lado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

Greca descerrou a placa de inauguração com o médico neurocirurgião Ricardo Ramina, fundador do hospital, ao som do Hino de Curitiba. Filho de imigrantes italianos, o homenageado Luiz Ramina fez carreira no Banco do Brasil e criou sozinho os filhos após ficar viúvo precocemente. 

Um dos filhos de Luiz, Ricardo Ramina agradeceu a oportunidade de manter o espaço e poder prestar a homenagem a seu pai em um local tão importante para a sua equipe de colaboradores. 

“Esse é mais um patrimônio [verde] da cidade e é fundamental para os nossos colaboradores, que enfrentam uma rotina que exige momentos de lazer e contemplação para aliviar a pressão com atendimentos difíceis no cuidado com a saúde das pessoas”, reconheceu.  

Ponto de encontro

Em uma área de 650 metros quadrados, o jardinete ganhou novo paisagismo, bancos e lixeiras de madeira e um parquinho com areia. Foi feita também uma pequena pista de caminhada em asfalto.

Além de ponto de encontro da equipe do hospital e de acompanhantes de pacientes, o local é opção de lazer dos moradores do entorno.

A inauguração contou com a apresentação do coral do Hospital, que cantou as músicas ‘No INC tem’ e ‘Jardinete Luiz Ramina’, lembrando a trajetória da família. Participaram, também, a diretora-executiva do Hospital INC, Regina Ramina Montibeller; outros membros da diretoria e os colaboradores do hospital; além dos netos e bisnetos do homenageado. 

Também compareceram vereadores, o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza, a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; e a equipe do Meio Ambiente, que recebeu o agradecimento do prefeito por “fazer à mão a beleza de Curitiba”. 

Adoção de logradouros

A adoção de praças, jardins e eixos de animação para manutenção e conservação pode ser solicitada ao Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da conservação, é permitida a construção de equipamentos desde que o projeto seja elaborado ou aprovado pelo Departamento de Parques e Praças. A adoção também se destina à promoção de atividades culturais, educacionais, esportivas ou de lazer, de acordo com projeto apresentado para aprovação e assinatura do termo de acordo.

A Lei Municipal 15.172/2018, que regulamenta as adoções, incluiu em seu texto a possibilidade de manutenção de monumentos existentes nos logradouros após proposta aprovada na Câmara Municipal. 

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba