Agência Curitiba completa 16 anos promovendo a inovação e o empreendedorismo

Agência Curitiba completa 16 anos promovendo a inovação e o empreendedorismo

A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação comemora, nesta quinta-feira (14/12), 16 anos de atuação na cidade com iniciativas para atrair novos negócios para Curitiba e investindo continuamente no desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da qualificação de talentos na cidade.

Ela é responsável pela articulação de ações de integração entre os atores do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade, lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2017.

“A Agência leva, hoje, ‘inovação’ e ‘desenvolvimento’ em seu nome e esses dois substantivos fazem parte da nossa missão: contribuir para tornar Curitiba uma cidade cada vez mais inteligente, humana e sustentável, promovendo seu desenvolvimento socioeconômico”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão. 

No início de dezembro, a Agência Curitiba concluiu seu Planejamento Estratégico, estabelecendo metas para os próximos cinco anos. Também liderou a formação de uma nova governança para o Vale do Pinhão, com apoio do Sebrae-PR, para a criação das Redes de Inovação de Talento, Capital e Ambientes, com 70 instituições.

No ano em que completa 16 anos, a Agência também lançou, com a Prefeitura, novos projetos para a cidade, entre eles:

  • Invest Curitiba – Programa de atração de talentos e de novas oportunidades de investimentos nacionais e internacionais na cidade;
  • Innovate Curitiba – A capital é a primeira cidade da América do Sul a integrar o internacional Innovate World, de divulgação das cidades inovadoras e inteligentes;
  • Escola de Inovação de Curitiba – Vai formar e aprimorar talentos com a oferta de qualificações em áreas estratégicas de inovação;
  • Empregotech 40+ – Em parceria com a Indra/Minsait, a primeira turma oferta cursos online gratuitos de Tecnologia da Informação (TI) a 160 pessoas acima dos 40 anos fomentando o desenvolvimento econômico e tecnológico de Curitiba.

Histórico

Criada em 14 de dezembro de 2007 com programas de empreendedorismo, a Agência Curitiba acompanhou as tendências mundiais e, desde 2017, evoluiu para a promoção da inovação e de iniciativas de smart city em Curitiba, com a criação do ecossistema do Vale do Pinhão.

A Agência Curitiba promove o desenvolvimento sustentável de empreendedores e das atividades econômicas da cidade, incentiva empresas e instituições de base tecnológica a investirem na cidade e integra ações de melhoria dos serviços públicos ao curitibano, mostrando que a capital está pronta para os desafios do futuro.

Cidade premiada

A Agência Curitiba tem participação ativa nas inscrições de Curitiba para premiações que destaquem a cidade como smart city (cidade inteligente), com resultados expressivos, com a conquista de vários títulos e reconhecimentos nacionais.

Em novembro, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo de 2023, com a conquista do World Smart City Awards, na categoria Cidades.

Também este ano, a cidade foi condecorada com outros 17 prêmios nacionais e internacionais como cidade inteligente, inovadora e sustentável. Entre eles:

  • Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 (World Smart City Awards 2023);
  • 2ª cidade do Brasil com mais startups (Mapa de Startups 2022, (Abstartups);
  • Eleita a 2ª melhor cidade do Brasil para startups (Startup Ecosystem Index Report 2023 – StartupBlink), pelo terceiro ano consecutivo;
  • Selo Diamante em Excelência de Atendimento (Sebrae) para Espaço Empreendedor do Pinheirinho;
  • Finalista do Latam Smart City Awards, com Curitiba Mais Energia;
  • Uma das 7 Comunidades mais Inteligentes do (Intelligent Community Forum – ICF);
  • 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023);
  • 2º cidade mais inteligente e conectada do Brasil (Connected Smart Cities 2023);
  • 2º lugar na categoria “Tecnologia e Inovação” no Connected Smart Cities 2023;
  • Selo Ouro do Connected Smart Cities;
  • Finalista do Seoul Smart City Prize, da Coreia do Sul, com o Vale do Pinhão;
  • Cidade Mais Inteligente do Brasil (Conexis Brasil Digital e Teleco);
  • Top 3 do Prêmio Nacional de Inovação 2023, na categoria Ecossistema de Grande Porte (Confederação Nacional da Indústria e Sebrae);
  • 2 menções honrosas do Fab City Awards 2023, com o Fab Lab Cajuru e o Vale do Pinhão;
  • Venceu o Prêmio Habitats de Inovação 2023 (Sebrae-PR), com Fab Lab, nas categorias Boas Práticas e Espaços Maker;
  • Venceu duas categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes-PR – etapa regional;
  • Tricampeã do Prêmio Band Cidades Excelentes – etapa nacional – como capital com melhor gestão pública;
  • Top 3 entre as cidades do Brasil que mais investem em inovação e tecnologia (Anciti Awards 2023).

Impulso ao empreendedorismo

Responsável pela política de empreendedorismo e inovação do município, a Agência Curitiba tem ações e programas de apoio a quem deseja empreender e investir nos seus empreendimentos, desde os pequenos negócios até grandes startups.

Entre os programas estão o Bom Negócio, os coworkings públicos Worktiba , nove Espaços Empreendedor, as formações do 1º Empregotech e o Programa Empreendedora Curitibana.

Entre as iniciativas de legislação para inovação na cidade que tiveram participação da Agência, estão a Lei da Inovação, o Alvará Digital, o Decreto do 5G , que modernizou as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular, e o relançamento do Tecnoparque, que favorecem a performance econômica das empresas de base tecnológica instaladas na cidade.

Desenvolvimento e integração

Favorecendo o desenvolvimento, integração e capacitação no Vale do Pinhão, a Agência Curitiba promove os encontros mensais como o Paiol Digital , Business Round LINKTransformação Digital, e o Conexões Vale do Pinhão. Além disso, estende suas ações 28 municípios da Grande Curitiba.

Para atrair investimentos em tecnologia para a região Sul do país, Curitiba uniu-se a Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul no programa TechRoad.

Fonte: Prefeitura de Curitiba