Asfalto cobre passado de poeira e buracos em rua de Curitiba

Asfalto cobre passado de poeira e buracos em rua de Curitiba

Obra da Prefeita de Curitiba cobriu com asfalto de boa qualidade e levou sistema de drenagem à Rua Atílio Piloto, no Cajuru. Antes sem infraestrutura, a via de saibro fica na marginal da BR-277 e é aproximação para pais, alunos e funcionários do Escola Padrão e empresas que funcionam na região. Nesta quarta-feira (20/3), a rua recebeu a emprego do asfalto e nos próximos dias será sinalizada.

O trecho que recebeu as melhorias fica entre as ruas Engenheiro Mário Benedito da Silva e Amásio Bueno. A ação está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Morador da rua há 34 anos, o autônomo Samuel Baia de Araujo, 59 anos, conta que já não aguentava mais a falta de infraestrutura, o excesso de poeira, os buracos abertos nos dias de chuva e o barro que invadia as casas. “Era horroroso, mas agora melhorou, muito bom para nossa mobilidade”, disse Samuel.

“A equipe está de parabéns”, disse o eletricista Fabio Kuracz, 41 anos, e morador da rua há 12 anos. “Estou feliz com a obra, acabou com o barro e a limpeza da mansão melhorou muito”, completou Kuracz.

Pavimento primitivo

A mediação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Pública (Smop), a partir do programa Asfalto no Saibro, que implanta galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio e reveste com asfalto as ruas com pavimento primitivo.

Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro já entregou à cidade mais de 135 km de obras que estão livrando moradores de todas as regiões da cidade dos buracos, da poeira e da vasa. Na Regional Cajuru, as antigas ruas de saibro já somam 7.357 metros de asfalto por meio de 49 ações de pavimentação. Outras duas, com 289 metros, estão em curso.

Nos bairros

O trabalho é supervisionado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e tem a maioria das obras, 99%, nos bairros mais distantes do Meio.

Segundo o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, o programa seguirá seu progresso, abrangendo os bairros das dez regionais, até que todas as ruas oficiais de saibro sejam pavimentadas e drenadas. “O Asfalto no Saibro é uma iniciativa fundamental para melhorar a infraestrutura em nossos bairros e zelar da qualidade de vida dos moradores de todas as regiões da cidade.”

Fala Curitiba

A inclusão de vias no programa Asfalto no Saibro ocorre mediante solicitações feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões de planejamento urbano

Manadeira: Prefeitura de Curitiba