Asfalto Novo no Xaxim fortalece comércio e melhora fluxo do trânsito em Curitiba

Asfalto Novo no Xaxim fortalece comércio e melhora fluxo do trânsito em Curitiba

A pavimentação das ruas Professor João Duck Filho e Vereador Aureliano Mader Gonçalves, no bairro Xaxim (Regional Boqueirão), melhorou, em pouco tempo, o fluxo do trânsito, a passagem de pedestres e o acesso ao comércio no bairro onde moram 60 mil pessoas.

A João Duck Filho, por exemplo, já recebeu a primeira camada de asfalto e ganhará o revestimento final nos próximos dias. A recuperação da via compõe as ações do programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba e beneficia moradores, motoristas e muitos comerciantes também.

 

Acesso qualificado

Rafael Petz comemorou o pavimento definitivo. Ele é dono do Bar e Lanchonete do Rafa, na Rua João Duck Filho, que tem 853 metros de extensão, pontos altos, baixos e um profundo declive central.

“Ficamos todos felizes, o asfalto melhorou muito para o meu estabelecimento comercial em termos de limpeza, acesso dos clientes ao local, no trânsito de carros, motoristas e na circulação dos pedestres”, disse.

Ampla cobertura

Somente no Xaxim, um dos quatro bairros de abrangência da Regional Boqueirão, o programa Asfalto Novo pavimentou 22,4 km de extensão em todas as ruas do bairro. A cobertura asfáltica representa 2,97% de todo pavimento concluído em Curitiba, ao longo da gestão do prefeito Rafael Greca.

As obras, coordenadas pelas equipes da Smop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), alcançam mais de 75 km de extensão na Regional Boqueirão. No momento, ainda estão em andamento outras 11 ações e mais de 7 km de percurso pavimentado ou recuperado também na região.

1.000 km de pavimento

Em toda cidade, desde 2017, o programa Asfalto Novo pavimentou cerca de 1.000 km em todos os 75 bairros, nas dez regionais do município. A quilometragem de asfalto executada equivale a distância entre Curitiba, no Paraná e Goiânia, capital do Estado de Goiás.

A melhoria da malha asfáltica na Regional Boqueirão representa ainda 10,80% de toda a execução e obras de pavimento em Curitiba, um conjunto de 2.023 ações do programa Asfalto Novo, desde o início da gestão Rafael Greca.

Bom para todos, bom para o comércio

A recuperação da malha asfáltica no Xaxim e especificamente na Rua Vereador Aureliano Mader Gonçalves – entre a João Kasdorf e Abraão Winter – com mais 382 metros de extensão, compõe a odisseia de asfaltar quase 10 mil ruas em Curitiba.

Além disso, o novo pavimento na Rua Vereador Aureliano Mader Gonçalves também tem ajudado muito o comércio na região.  Em poucos dias, depois do pavimento das ruas, os comerciantes e clientes perceberam a melhoria.

Eliete Minamida, proprietária do Mercado Itamaraty, na esquina da Rua Vereador Aureliano Mader Gonçalves – no entroncamento entre as ruas João Kasdorf e Abraão Winte -, confirma a nova perspectiva urbana e comercial.

“Mudou tudo mesmo. Agora, com o pavimento, percebemos claramente a diferença e os clientes também. A procura pelo mercado aumentou e os nossos fregueses se sentem mais aconchegados e seguros”, destacou Eliete.

Mais pavimento

Os trabalhos não param. Outras duas importantes ruas da Regional Boqueirão recebem, nesse momento, nova pavimentação pelo programa Asfalto Novo. Também sob a coordenação da Smop, os serviços são executados no bairro Xaxim, nas ruas Dante Honório e Professora Júlia Valery Legat Neal, somando aproximadamente mais 2,2 km de extensão.

As vias são corredores de ligação para equipamentos públicos como Unidade de Saúde e CMEI Esmeralda, Praça Alcir Teixeira (Zico), CMEI Dona Nene e CEI Começo de Vida.

Fonte: Prefeitura de Curitiba