Auto da Instauração de Curitiba encanta curitibanos no Passeio Público

O Passeio Público recebeu, na noite desta quinta-feira (28/3), às vésperas do natalício de 331 de Curitiba, a encenação Evocação para Curitiba sobre a história da instalação da capital paranaense. Em uma aprazível noite de outono, o espetáculo a firmamento acessível encantou o público com cultura, tradições e música.  

“Gostei bastante. É muito legítimo ver teatro cá. Gostei que cantaram o hino da cidade” disse o estudante João Alexandre, 9 anos.

O curitibinha acompanhou a encenação ao lado do irmão, André, 13 anos, levados pela mãe, a técnica de Saúde Bucal, Claudia Lopes, 40 anos.

O espetáculo músico aproveitou a paisagem do Passeio Público porquê cenário, sobre a ponte e na Ilhéu das Ilusões, iluminados mormente para a encenação. O público assistiu à cercadura do lago, no deque.

Mais apresentações 

Os curitibanos terão, ainda, outras oportunidades de prestigiar a encenação que narra a história da capital paranaense: de sexta-feira (a domingo 29/3) a domingo (31/3), às 19h30. No domingo, ao meio-dia, a apresentação será no Memorial de Curitiba. Todas as sessões são gratuitas.

A apresentação narra a presença dos primeiros índios que passavam pela região onde depois nasceu a capital do Paraná, no Caminho do Peabiru, relembra a chegada dos primeiros exploradores portugueses e lembrando a formação da Vila de Nossa senhora da Luz dos Pinhais, sem olvidar todos os povos e etnias que formaram o município, que chega aos 331 anos porquê cidade mais inteligente do mundo.

Para toda a família

O espetáculo foi produzido pela Instauração Cultural de Curitiba (FCC) mormente para as crianças, que aprendem de forma lúdica o início da história da cidade. 

Mas também encantou os adultos. “Foi muito bonito. É bom trazer as crianças, porque é importante saberem porquê nasceu a cidade onde moram”, disse Cláudia, que também tirou fotos e gravou trechos da encenação.

Personagens  

Com figurinos de estação, 16 atores representam indígenas e colonizadores. A encenação destaca a atuação de personagens históricos porquê Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.  

O espetáculo exibido no Passeio Público é uma versão ampliada da apresentação que foi realizada durante o mês de março nas Ruas da Cidadania.

Serviço: Espetáculo Evocação para Curitiba

Passeio Público – dias 29, 30 e 31 de março, às 19h30

Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79) – dia 31 de março, às 12h. 

Entrada gratuito

 

 

 

 

 

 

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba