Auto de Natal estreia na Regional Matriz e emociona curitibinhas

Auto de Natal estreia na Regional Matriz e emociona curitibinhas

Na tarde dessa segunda-feira (27/11), a Rua da Cidadania da Matriz se iluminou para a emocionante encenação do Auto de Natal. O espetáculo, que conta a história de São Francisco de Assis, encantou os pequenos curitibinhas da Escola Municipal Caramuru, transportando-os para um universo de sonhos e aprendizados. Nesta terça (28/11) será a vez da Regional CIC, no Parque dos Tropeiros.

O prefeito Rafael Greca inaugurou oficialmente as festividades natalinas que, a partir desta segunda, passam a acontecer nas regionais da cidade.

“É com imensa alegria que eu recebo todos vocês aqui na Matriz, sejam todos bem-vindos! O menino Jesus é a única razão do Natal e é o coração das crianças repletos do amor de Jesus que vai nos proporcionar um Feliz Natal”, comemorou Greca.

  • As atrações do Natal de Curitiba 2023 não precisam de agendamento.

Celebração natalina

Com a participação especial do personagem Curitibinha, o espetáculo deste ano trouxe diversas surpresas, como São Francisco de Assis. Num gesto poético, o santo padroeiro dos animais transcendeu 800 anos de história para compartilhar, de maneira cativante, suas inspiradoras histórias e ensinamentos com o público presente.

Imbuído do espírito natalino, São Francisco entoou cânticos e compartilhou suas vivências, destacando a emocionante narrativa do nascimento do menino Jesus na manjedoura. Em um momento de revelação histórica, ele rememorou como, há oito séculos, teve a ideia de criar o primeiro Presépio Natalino, uma ação sagrada que se perpetuou como tradição universal, iluminando os corações ao longo dos séculos.

O espetáculo recheado de histórias, poemas e músicas criou um momento de conexão entre São Francisco, os estudantes e as pessoas que passavam pelo local e pararam para assistir a encenação.

Os 170 alunos, com idades entre 6 e 9 anos, da 1ª a 5ª séries, não apenas assistiram, mas participaram ativamente da festividade, brincando, cantando e se emocionando com o espetáculo. 

Lorenzo Maia, 7 anos, aluno da 2ª série, estava feliz com as festividades. Ele contou que já havia feito o pedido ao Papai Noel e que espera ganhar um celular. “Eu adoro essa época do Natal, gosto das brincadeiras do Curitibinha e das atividades diferentes”, celebrou.

Antonella Geronasso, 6 anos e aluna da 1ª série, adora essa época do ano e por um motivo muito especial.

“Eu adoro o Natal, nessa época a família fica reunida e todos são mais felizes. Gostei muito de vir hoje aqui e participar dessa festa”, comemorou Antonella.

Ao final da apresentação, um comovente congraçamento natalino envolveu todos os presentes. Crianças e adultos se uniram para entoar o clássico Vem que está chegando o Natal. O presépio vivo, diante dos olhos admirados de todos, completou o cenário encantador e a chegada do Papai Noel surpreendeu os alunos, que receberam presentes. Neste ano, mais de 20 mil presentes serão entregues aos alunos participantes das festividades nas dez regionais. Os presentes são fruto de doações recebidas pela Fundação de Ação Social.

Marcella Beje, 7 anos e aluna da 1ª série, estava radiante com a boneca que recebeu de presente. “Esse é o primeiro presente de Natal que recebo esse ano, a boneca é linda”, celebrou.

Confira a programação dos espetáculos de Natal nas Regionais de Curitiba

Dia 28/11 – 15h30

CIC (Parque dos Tropeiros)

Dia 29/11 -15h30

Boa Vista (na quadra de esportes da Rua da Cidadania Boa Vista)

Dia 30/11 – 15h30

Pinheirinho (Rua da Cidadania Regional Pinheirinho)

Dia 1/12 -15h30

Santa Felicidade (Rua da Cidadania Regional Santa Felicidade)

Dia 4/12 -15h30

Boqueirão (Rua da Cidadania do Boqueirão)

Dia 5/12 – 15h30

Tatuquara (Rua da Cidadania Tatuquara)

Dia 6/12 – 15h30

Cajuru (Rua da Cidadania Cajuru)

Dia 7/12 – 15h30

Portão (Rua da Cidadania Fazendinha)

Dia 8/12 – 20h

Cantata de Natal

Bairro Novo (Rua da Cidadania)

Presenças

Também prestigiaram a abertura do Natal nas regionais a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária do gabinete do prefeito, Juliana Cruz Lima; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o presidente do ICAC, Marino Galvão Junior; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; a procuradora geral do município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o Frei James Luis Girardi, da Paróquia Bom Jesus dos Perdões; o Pe. Marcos Onório, da Catedral Metropolitana de Curitiba; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; e os vereadores Bruno Pessuti e sargento Tânia Guerreiro.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba