Avenida Anita Garibaldi tem mais um trecho com asfalto novo

Avenida Anita Garibaldi tem mais um trecho com asfalto novo

 

Um novo trecho da Avenida Anita Garibaldi, via do Norte da cidade que concentra moradias e comércios, é rota de dez linhas de ônibus e liga oito bairros, está sendo requalificado pela Prefeitura de Curitiba. Dessa vez, as obras para implantar asfalto novo acontecem ao longo de quase 2 mil metros, entre a Rua Maria de Lourdes Kudri e o Parque da Barreirinha, no bairro Barreirinha, na abrangência da Administração Regional Boa Vista.

Iniciada em 12 de agosto, a obra foi vistoriada na manhã desta sexta-feira (26/8) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e da administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr.

A previsão é que que o serviço seja concluído na segunda quinzena de setembro.

“Estamos fazendo asfalto novo entre a região de Santa Efigênia e o Parque da Barreirinha, na saída de Curitiba rumo ao Caminho do Assungui, em direção a Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul. Esse velho caminho está mais uma vez sendo revitalizado para o bem de Curitiba”, disse Greca.

Somados a outros dois trechos que já foram requalificados em agosto de 2019, serão quase 3 km de asfalto novo na via que liga os bairros do Bacacheri, Juvevê, Cabral, Ahú, São Lourenço, Santa Cândida, Boa Vista e Barreirinha.

Nas etapas anteriores, as obras ocorreram no trecho de 850 metros da via entre as ruas Maria de Lourdes Kudri e Flávio Dallegrave, no bairro São Lourenço, e nos 195 metros a partir do cruzamento com a Rua São Sebastião até a esquina com a Rua São Luiz.

Fresa e recape

Assim como nas primeiras intervenções, o trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas acontece pelo processo de fresa e recape. O serviço restaura a camada asfáltica danificada e restabelece a qualidade estrutural do pavimento.

A Avenida Anita Garibaldi reúne comércios e moradias, além de servir de ligação com municípios da região metropolitana, razão pela qual recebe alto fluxo de veículos. As linhas do sistema de transporte coletivo que utilizam esse trecho da Anita Garibaldi são 182 Abranches, 274 Santa Gema, 260 Marechal Hermes-Santa Efigênia, 924 Santa Felicidade-Santa Cândida, 245-1 Anita Garibaldi, 244 Jardim do Arroio, 243 Santa Terezinha, 242 Vila Leonice, 225 Boa Vista-Barreirinha e 702 Caiuá- Cachoeira.

Enquanto as obras acontecem, o tráfego na avenida é feito no sistema pare e siga. Um dos sentidos é bloqueado temporariamente para que os carros possam passar. A orientação é que os motoristas procurem caminhos alternativos.

Iluminação de LED

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou outras melhorias implantadas pela gestão do prefeito Rafael Greca na Avenida Anita Garibaldi.

“Além do asfalto novo, a Avenida Anita Garibaldi recebeu 230 luminárias de LED. Os equipamentos substituíram as luminárias convencionais e estão iluminando melhor e consumindo menos energia. Asfalto e iluminação novos oferecem maior qualidade de vida às pessoas da região”, diz Rodrigues.

 

Moradores aprovam

Moradores e comerciantes da região foram ao encontro do prefeito para destacar a importância da obra. A diretora do Colégio Estadual Maria Pereira Martins, Cristiane Straioto, esteve entre eles. “Asfalto de qualidade vai proporcionar segurança e conforto de toda nossa comunidade escolar e de quem circula pela região”, avaliou a diretora.

Álvaro César Winhaski, presidente do time de futebol amador Combate Barreirinha, avalia que a nova pavimentação terá impacto positivo para toda a região.

“Brigávamos por essa obra havia um bom tempo e por isso o justo é agradecer ao prefeito e a sua equipe pela conquista. As condições da rua eram deploráveis, mas a obra está resolvendo de forma eficiente”, disse Winhaski. Ele presenteou o prefeito com uma camisa tricolor do Combate Barreirinha, que conquistou por seis vezes a Taça Paraná de Futebol Amador.

Morador da Anita Garibaldi, o ex-servidor municipal que atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Paraná, Valdemar Swity foi ao encontro de Greca com dois objetivos. “Quero dizer que a obra nos dará melhor qualidade de vida e também rever o prefeito com quem trabalhei no passado”, disse Swity, que foi o contador geral do município nos anos de 1994 e 1995, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito.

O ex-servidor mostrou ao prefeito uma cópia do Balanço Geral da Prefeitura (anos 1994-1995) assinado por ele e por Greca. “Um orgulho ter acompanhado a sua gestão”, disse Swity.

Também acompanharam a vistoria o assessor de articulação política da Prefeitura, Lucas Navarro, o vereador Leonidas Dias, o engenheiro fiscal da obra, Diogo Cavassin Brandalize, a coordenadora de assuntos comunitários da Regional Boa Vista, Joaninha Artigas de Lara, e o coordenador técnico da Regional Boa Vista, Paulo Roberto Dozorski.

LEIA MAIS

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba