Avenida Victor Ferreira do Amaral vai lucrar galeria verdejante de árvores nativas

Avenida Victor Ferreira do Amaral vai ganhar corredor verde de árvores nativas

As obras do Multíplice Tarumã e do Novo Inter 2, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, avançam com frentes de trabalho nos bairros Tarumã e Capão da Imbuia. Depois de concluída a obra, o galeria verdejante da via será recomposto com plantio de espécies nativas indicadas para a arborização urbana, uma vez que o pau-ferro.

A espécie escolhida para a recomposição paisagística tem prolongamento vertiginoso e suas raízes não comprometem as calçadas. Em pouco tempo, as novas árvores que serão plantadas na Victor Ferreira do Amaral chegarão a 20 metros de profundeza, transformando a via em um grande galeria sustentável com sombreamento nos passeios, recuperação de crédito de carbono, promoção de refúgio da vida silvestre e embelezamento paisagístico.

Redução da temperatura

Mas as grandes contribuições serão para o meio envolvente, pois o galeria verdejante ajudará a reduzir a poluição, a evitar o fenômeno “ilhas de calor”, diminuindo a temperatura, e a promover melhor gestão das águas pluviais (a chuva das chuvas encontrarão nos galhos e folhas das árvores um sistema de drenagem proveniente).

De forma planejada, a remoção de árvores exóticas tem sido necessária para o expansão das pistas e a constituição da drenagem. Aliás, muitas estavam comprometidas por podas drásticas realizadas ao longo dos anos, o que colocava em risco sua sustentação. Frequentemente, vendavais e chuvas intensas derrubavam galhos e até árvores inteiras, com consequências para o fornecimento de virilidade, o fluxo de trânsito e o risco de acidentes com pedestres e motoristas.

Pela legislação do município, a indemnização ambiental para a supressão de árvores é feita com o plantio do duplo de unidades que forem suprimidas. No projeto do Novo Inter 2, além da indemnização obrigatória, estão sendo plantadas mais de 5 milénio novas árvores, nos bairros adjacentes.

“Nos pontos em que o plantio em duplo não for provável no mesmo sítio da remoção, a indemnização será feita na mesma região, garantindo a qualidade do ar no sítio e o controle ambiental adequado”, observa o coordenador universal da Unidade Técnica Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira.

A equipe da supervisão ambiental da Utag, espaço da Prefeitura que gerencia os contratos multilaterais do município, dá suporte à Secretaria Municipal do Meio Envolvente (SMMA) para os licenciamentos ambientais e autorização de supressão.

Recenseamento arbóreo

Antes do início das obras, o recenseamento arbóreo do lote revisa cada árvore indicada no projeto, contribuindo para a estudo da exigência da vegetal e sua manutenção. Durante a realização da obra, quando as equipes identificam a premência de outros cortes, os técnicos buscam alternativas para evitar ao sumo supressões desnecessárias.

“Revemos projetos e buscamos outras soluções para evitar cortes que comprometam a árvore. Mas se a traço da drenagem atinge uma raiz, por exemplo, a remoção é a saída mais segura, para que árvore não desabe depois da obra concluída”, observa Teixeira.

Outra estratégia usada pelos técnicos é promover o transplante de árvores, em vez de fazer o namoro. No final do Lote 4 do Inter 2, quase na mote com Pinhais, já no Taruma, 43 mudas serão transplantadas pelo Horto Municipal de Curitiba, liberando a espaço para a realização da obra.

Além da indemnização já determinada pela legislação, a Prefeitura de Curitiba já iniciou o plantio de outras 5 milénio mudas na região dos bairros Capão da Imbuia, Tarumã e Cajuru. Esse plantio faz segmento do projeto 100 mil árvores, do Projecto de Arborização de Curitiba, que tem o objetivo de partilhar e plantar mais de 500 milénio mudas de árvores nativas até o término de junho deste ano.

PlanClima

Iniciativas uma vez que os corredores verdes, hoje presentes nas avenidas Sete de Setembro, João Gualberto, República Argentina e Padre Anchieta/Heitor Alencar Furtado, e o plantio de árvores por toda a cidade estão alinhadas ao Projecto Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), lançado em 2019.

O PlanClima consolida o compromisso de Curitiba com o enfrentamento às Mudanças Climáticas, com a melhoria da qualidade urbana e ambiental da cidade e com a qualidade de vida de seus habitantes. O objetivo é tornar a cidade neutra em carbono, adaptada às mudanças climáticas e resiliente até 2050, alinhando-a às metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

Mobilidade urbana

Os benefícios dos projetos do Multíplice Tarumã e o Novo Inter 2, em realização na Av. Victor Ferreira do Amaral, focam a mobilidade urbana. O conjunto de intervenções responde a uma demanda intensa de tráfico em uma espaço de conexão com a região metropolitana, com impacto positivo na rotina de deslocamento de milhares de pessoas.

O expansão do viaduto da Victor Ferreira do Amaral vai viabilizar a instalação de uma estação em cima e outra aquém, permitindo a integração temporal entre as linhas de ônibus que circulam na Traço Virente e as que conectam o Meio de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara. Com essa melhoria no funcionamento do transporte coletivo, haverá mais oferta de itinerários e combinações de trajetos para o usuário.

Na Victor Ferreira do Amaral, o asfalto recortado e sem uniformidade dará lugar a um pavimento novo, com uma fita extra de rodagem, dedicada ao transporte público. É por ali que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus vão circunvalar sem a competição com o sistema viário, permitindo viagens mais rápidas, com impacto positivo para o usuário de ônibus.

Mas não é só o passageiro que vai se beneficiar das intervenções. Novas calçadas, paisagismo e iluminação vão deixar as vias mais seguras e acessíveis, facilitando a mobilidade ativa. Por grave das pistas, um novo sistema de drenagem vai asseverar a longevidade da obra e controlar as ocorrências de alagamentos.

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo também vai reduzir a emissão de CO2, e o resultado disso é menor poluição e mais saúde para o cidadão curitibano.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba