Bicentenário da independência é eternizado com escultura no Memorial de Curitiba

Bicentenário da independência é eternizado com escultura no Memorial de Curitiba

 

O prefeito Rafael Greca entregará nesta quinta-feira (1º/9), às 15h30, no Memorial de Curitiba, a escultura em homenagem aos 200 anos da independência do Brasil. O memorial do bairro São Francisco é o centro das atrações do bicentenário da emancipação brasileira, que está sendo comemorado com uma intensa agenda cultural na cidade.  

“O bicentenário da independência do Brasil será eternizado no coração da cidade, no Memorial de Curitiba, onde ficará esta magnífica obra de arte, um presente para a memória de nossa nação”, diz o prefeito. 

Obra do artista curitibano Rafael Sartori, o relevo em bronze reproduz em linhas contemporâneas o grito às margens do Ipiranga, e será o marco da cidade para celebrar uma das datas mais importantes para o país. A peça obra ficará no Memorial de Curitiba em caráter permanente, compondo o conjunto de elementos artísticos do espaço.

 

Viagem pelas riquezas regionais do Brasil

A escultura de 2 m de largura por 2,4 m de altura tem como elemento central a figura de D. Pedro I a cavalo e faz uma releitura de elementos clássicos da época. Confeccionada no ateliê de esculturas do Memorial Paranista, a obra é repleta de simbologias e ressalta a exuberância da flora brasileira, retratada sobre os contornos do mapa do Brasil. 

Como em uma viagem pelo país, os limites geográficos indicam elementos nativos regionais, como araucárias, erva-mate, jabuticaba, café, cacau, caju. Ao Norte, destaque para a árvore da carnaúba, do açaí, do guaraná; ao Centro-oeste, os frutos do pequi. Peixes em cardumes formam os rios das maiores bacias hidrográficas brasileiras: Paraná, Iguaçu, São Francisco, Amazonas, Rio Negro e Madeira. 

A entrega da obra será acompanhada de outras apresentações e também com a encenação do Auto da Independência, espetáculo cênico didático, voltado ao público infantil, com atores interpretando os personagens históricos daquele período. O auto está em turnê nas dez regionais da cidade, até dia 11 de setembro

Serviço: inauguração do monumento dos 200 anos de independência

Data: quinta-feira (1/9)

Horário: 15h30

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem – São Francisco)

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba