Blockchain, 5G e outras tecnologias do futuro são tema do Paiol Digital

Blockchain, 5G e outras tecnologias do futuro são tema do Paiol Digital

 

O Paiol Digital de agosto apresentou nesta terça-feira (30/8) debates sobre tecnologias que já estão transformando o mundo. Nesta edição do evento de conexões gratuitos do Vale do Pinhão, o destaque foi uma discussão sobre a tecnologia 5G, orientada por Claudinei Moriyama, diretor de serviços da Huawei. O bate-papo foi centrado nas formas em que a tecnologia altera a conexão entre as pessoas.

“O Paiol Digital é um dos eventos do Vale do Pinhão que promove encontros entre os principais atores do ecossistema de Inovação de Curitiba. Nós procuramos sempre trazer essas experiências de grandes nomes do setor de empreendedorismo, tecnologia e inovação para contarem sobre a consolidação de suas marcas e o papel da tecnologia no futuro dos negócios”, destaca Cris Alessi, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

As edições mensais do Paiol Digital são organizadas pela Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com apoio da Fundação Cultural. Até o fim de outubro, o encontro ocorrerá na Capela Santa Maria, devido às obras de revitalização do palco original do evento, o Teatro Paiol.

Palestras

Entre os palestrantes desta edição, estavam Oliver Smadja, fundador da Human Robotics. Ele demonstrou que os robôs inteligentes estarão presentes no cotidiano antes do esperado.

Já Adriana Siliprandi, CEO da Tokefy e criadora do evento Blockchain Connect, trouxe mais uma das tecnologias revolucionárias para o debate. Adriana falou sobre blockchains, um mecanismo de banco de dados avançado completamente digital e com segurança cripto.

Além de serem o mesmo instrumento em que as criptomoedas e os tokens não-fungíveis (NFTs do inglês non-fungible token) estão inseridos, Adriana destaca que as blockchains permitem também o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa e são investimentos na área cooperativa.

Ariane Santos, CEO da Badu Design, discutiu inovação social, econômica e ambiental na área empresarial. Com a sigla ESG, do inglês “Environmental, social, and corporate governance”, ela apresentou a abordagem que avalia o quanto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais e sustentáveis que ultrapassam a maximização de lucro.

Os critérios ESG estão em concordância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e diversas entidades internacionais.

Visita ao prefeito

Na tarde de terça-feira (30/8), o prefeito Rafael Greca recebeu no Palácio Solar 29 de Março a visita dos participantes da edição de agosto do Paiol Digital. O prefeito destacou as novas tecnologias apresentadas pelos palestrantes e iniciativas curitibanas.

“Em Curitiba, a inovação só vale quando se transforma em um processo social. Essas tecnologias desenvolvidas aqui são orgulho da cidade e vão revolucionar o modo de viver da população” disse o prefeito.

Participaram do encontro a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e a coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba, Alessandra Reis.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba