Bosque de conservação da biodiversidade no Santa Quitéria homenageia a ex-vereadora de Curitiba Dona Lourdes

Bosque de conservação da biodiversidade no Santa Quitéria homenageia a ex-vereadora de Curitiba Dona Lourdes

Os moradores de Curitiba ganharam mais um espaço de área verde preservada. O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, inauguraram, na tarde desta sexta-feira (7/12), o Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) Dona Lourdes. O novo espaço de lazer da cidade fica no final da Rua Guilherme Martini, no Santa Quitéria.

O bosque foi criado para integrar as Unidades de Conservação do município e tem como objetivo a conservação e recuperação da biodiversidade local. O investimento da Prefeitura de Curitiba na obra foi de R$ 562,5 mil.

“Estamos às margens do Rio Barigui. É uma área que foi escolhida pela própria Dona Lourdes, que foi grande, que foi nossa e foi vereadora do povo. Ela mesmo deu uma de suas emendas para a construção desse espaço urbano que concilia a preservação da mata ciliar do Rio Barigui com um parque para uso da população dos condomínios vizinhos, que são muito numerosos”, disse o prefeito Rafael Greca. 

Foram implantados no novo bosque 960 metros de cerca, parquinho, calçamento em asfalto, duas áreas de convivência e uma moderna quadra polivalente. Também foram plantadas 40 árvores nativas, como ipês, pitangueiras e araçás, ao lado da pista de caminhada.

Homenagem

O espaço foi proposto pelo vereador Mauro Ignácio e leva o nome da ex-vereadora Maria de Lourdes Beserra de Sousa. Natural de Ituporanga (SC), carinhosamente conhecida como Dona Lourdes do Santa Quitéria, foi vereadora da cidade de Curitiba de 2005 a 2020 e durante 35 anos realizou valoroso trabalho social no município. 

A vereadora buscava soluções para melhor atender as necessidades básicas da população e garantir os seus direitos sociais. Sempre muito engajada, também participou de diversas comissões em prol da cultura, do serviço público, da acessibilidade e dos direitos do cidadão. No seu último mandato (2017-2020), foi a vereadora mais idosa em atividade no Brasil. 

Áreas verdes

Atualmente o município de Curitiba conta com 10 Bosques da Conservação da Biodiversidade Urbana, que se somam aos 48 parques e bosques, 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs) e 1.072 praças, eixos de animação, jardins ambientais e jardinetes.

Presenças

Também participaram da inauguração o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues; o Controlador-Geral do Município, Daniel Conde Falcão Ribeiro; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o vereador Mauro Ignácio; e Jane D’Ávila, que foi chefe de gabinete da ex-vereadora Dona Lourdes. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba