Caminhar Melhor garante mobilidade aos moradores no Campo de Santana

Caminhar Melhor garante mobilidade aos moradores no Campo de Santana

Moradores, estudantes e frequentadores de equipamentos públicos da Prefeitura de Curitiba no bairro Campo de Santana, na Regional Tatuquara, estão sendo beneficiados com melhoria da mobilidade através do programa Caminhar Melhor.

A Prefeitura de Curitiba está fazendo na região a requalificação das calçadas na Rua Adolpho Bertoldi, no trecho compreendido entre as ruas Belmira Carvalho e Maria Regina Scaramussa Marques, totalizando aproximadamente 1.600 metros.

Escola, creche e unidade de saúde

Os novos passeios vão garantir mais conforto e segurança para o deslocamento dos moradores, principalmente aos usuários dos equipamentos públicos Escola Municipal João Amazonas, Unidade de Saúde Rio Bonito e CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves.

O serviço está sendo realizado por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e deve ser concluído em março deste ano.

Prioridade ao pedestre

A ação integra o programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que prevê a requalificação de calçadas na cidade e reafirma a prioridade dada ao pedestre.

“Os serviços de execução de passeio nestes terrenos municipais são uma demanda antiga da comunidade que agora estão se tornando realidade”, comentou o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, João Vidal Filho.

Moradores elogiam ação

O trecho tem fluxo grande de pessoas, e deve garantir maior segurança aos pedestres. Para o venezuelano Eli Perez, que se mudou para Curitiba há cerca de um ano, o novo passeio representa segurança para sua família.

 “Eu fico mais tranquilo porque meu filho estuda nessa escola e passa diariamente por aqui, com a nova calçada fica muito mais seguro”, comenta o pai.

Outro morador do Campo de Santana satisfeito com o novo passeio é Ademar de Lima, auxiliar administrativo que voltava de uma consulta na Unidade de Saúde Rio Bonito e elogiou a iniciativa. 

“Essa rua é muito utilizada e como só havia calçada de um dos lados havia essa demanda, fiquei muito feliz com a obra. A gente percebe que a Prefeitura tem cuidado do nosso bairro”, conta Lima.

Mobilidade nos bairros

Além dessa ação, o programa Caminhar Melhor já contemplou diversas vias em diferentes regiões da cidade. Veja onde ocorreram as intervenções:

Regional Bairro Novo – calçadas na Rua Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares;

Regional Boqueirão – calçadas no entorno da Praça Lineu Ferreira do Amaral, Rua Tenente Tito Teixeira de Castro e Primeiro de Maio (em execução);

Regional Boa Vista – calçadas na Rua Antônio Krainiski e rota acessível entre o Terminal Barreirinha e Unidade de Saúde Santa Efigênia (em execução);

Regional Cajuru – novas calçadas na Rua Niterói, no entorno do Escola Municipal Ayrton Senna (Rua Antônio Meirelles Sobrinho) e no entorno da Escola Omar Sabbag (em execução);

Regional CIC – novas calçadas na Rua Lea Moreira de Souza Moura e na Rua Adari Fernando Visinoni;

Regional Matriz – nova ciclovia na Avenida Candido Hartmann e pista compartilhada na rua Julia Wanderley;

Regional Santa Felicidade – calçadas acessíveis desde o Terminal Santa Felicidade até a Rua Zem Bertapelli

Fonte: Prefeitura de Curitiba