Caximba tem roda de conversa sobre violência contra a mulher

Caximba tem roda de conversa sobre violência contra a mulher

Uma roda de conversa e atendimento com o Ônibus Lilás movimentaram a rotina de moradoras do bairro Caximba. Realizada nesta segunda-feira (22/8) pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, com apoio da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), a ação levou esclarecimentos sobre tipos de violência e direitos.

“A falta de informação e o medo da denúncia são os principais desafios. Muitas mulheres não conhecem seus direitos, não sabem onde denunciar e, o mais grave, têm medo de sofrer retaliações do agressor, o que as torna ainda mais vulneráveis”, salienta Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Agente multiplicador

Levar informação ao maior número de moradoras é uma dificuldade a ser superada, mas se depender da boa vontade de Ilda Aparecida Mateus, moradora do bairro desde 2012, a tarefa será facilitada.

“Essa roda de conversa é maravilhosa, a ideia é repassar as informações para as vizinhas e pessoas da família que não puderam vir. Saber que temos alternativas é muito importante e hoje aprendi que alguns comportamentos são considerados crimes e eu não sabia”, declara Ilda.

A pastora pentecostal Miriam da Silva Fonseca também participou da reunião e saiu animada para acertar outros encontros como esse na igreja que frequenta.

“Nós vivemos em um mundo onde, apesar dos alertas, a violência acontece, e com isso é preciso estar sempre repetindo as informações ao maior número de mulheres”, comenta Miriam.

Apoio constante

Luciana da Silva, assistente social da Cohab, faz parte da coordenação do trabalho social do projeto do Bairro Novo do Caximba e explica que a reunião integra o plano de reassentamento das famílias, com foco na questão de gênero.

“A violência doméstica e as questões de gênero estão sempre no nosso radar, é uma preocupação constante e aqui a gente faz as orientações e os encaminhamentos quando necessário”, diz Luciana.

Clique aqui e conheça o projeto Bairro Novo do Caximba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba