Centenas de pessoas aproveitam o sábado de sol para conhecer a Fazenda Urbana

Centenas de pessoas aproveitam o sábado de sol para conhecer a Fazenda Urbana

A festa julina que comemorou os 10 anos do Mercado Regional do Cajuru e a visita livre na  Fazenda Urbana de Curitiba encerraram a programação do Inverno Curitiba 2022, que movimentou a cidade desde o dia 15 de junho. Muitas pessoas aproveitaram o sábado ensolarado para conhecer a Fazenda Urbana e participar da aulas especiais de culinária e prática de Ioga. 

O casal Ariel e Ruth vieram pela primeira vez e participaram do passeio livre na Fazenda Urbana. Sem o auxílio de um técnico/guia, o casal criou o seu próprio roteiro. Ruth e Ariel ficaram impressionados com a organização do espaço que inclui áreas de cultivo, estufas e espaço de compostagem.

“Tudo muito caprichado, organizado e bem feito, nota 10. Eu tento cultivar temperos e verduras no meu quintal. Vou levar para casa algumas ideias que vi aqui.”, afirmou Ariel José.

A Fazenda fica ao lado do Mercado Regional Cajuru, que nesta semana, comemorou 10 anos. Quem foi até lá participou de aula  prática de Ioga e assistiu a apresentação especial do Projeto Berimbau Rosa de Capoeira. O Mercado Regional é um mini Mercado Municipal. Possui 25 bancas e 17 boxes, com uma variedade de marcas e produtos entre frutas, verduras, cereais, peixes, carnes, frios, ovos, conservas, queijos, massas, bolachas e bebidas.Também conta com praça de alimentação, onde funcionam restaurantes e lanchonetes, delicatessen e cafés. Aos finais de semana há ofertas de hortifrutigranjeiros de agricultores da Região Metropolitana.

Aulas de Culinária

Quem se inscreveu, pelo site guia.curitiba.pr.gov.br/  pode participar das aulas de culinária trivial de hortas capilares e do curso de culinária japonesa, que acontecem no último sábado de cada mês.

A professora de gastronomia infantil, Flávia Frandsen conheceu novas técnicas de aproveitamento dos alimentos. “Aprendi como aproveitar os talos e os insumos para não jogar nada fora. Vou levar para os meus alunos, vou ensiná-los que podemos aproveitar o alimento por inteiro”, disse a professora.

A contadora aposentada Iara Ribeiro da Silva está entrando no mundo da culinária, se inscreveu para aprender sobre novas técnicas da gastronomia sustentável.   

“Gostei muito de participar deste projeto. Aprendi que podemos aproveitar as verduras de maneiras diferentes, sem desperdiçar nada. E ficou tudo muito gostoso”, garantiu Iara.      

Inscrições on-line

O passeio livre na Fazenda Urbana acontece no último sábado do mês e não precisa inscrição. Para a prática de ioga, oficinas de meditação e saúde mental, é preciso se inscrever pelo  site https://guia.curitiba.pr.gov.br/.  E para os cursos de culinária japonesa, culinária trivial para adolescentes e hortas capilares, as inscrições devem ser feitas  pelo site https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/


Serviço:

Fazenda Urbana de Curitiba

Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1880

Ao lado do Mercado Regional do Cajuru

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba