CGM reúne agentes e debate controles internos do município

CGM reúne agentes e debate controles internos do município

 

O prefeito Rafael Greca participou nesta quarta-feira (27/8) do primeiro Encontro dos Agentes de Controle do município, evento promovido pela Controladoria-Geral do Município (CGM).

A CGM foi instituída este ano com o objetivo de reforçar os mecanismos de controle e de integridade, otimizar o uso de recursos e ampliar a transparência na administração municipal.

“A Prefeitura não poupa esforços para ter um serviço cada vez mais eficiente, que represente mais qualidade para a população”, disse Greca.

O evento contou com cerca de 70 representantes de todas as áreas da administração.

As palestras reuniram representantes especialistas de órgãos estaduais e federais, como as controladorias-gerais do Estado e da União e o Tribunal de Contas da União (TCU), além de controlador-geral de Curitiba, Daniel Conde Falcão, e outros representantes municipais.

A pauta das discussões abordou temas como controle interno, governança, fiscalização, gestão de risco, compliance (respeito às regras) e integridade.

Falcão destacou a importância de apoio do topo da hierarquia do poder executivo para o desenvolvimento da área, representado pela presença de Greca e do vice Eduardo Pimentel, além dos secretários municipais (veja mais abaixo).

“Vamos trabalhar muito próximos para desenvolver o bem comum”, afirmou.

Os agentes foram designados pelas secretárias e órgãos municipais e vão fazer a ponte com a CGM nos temas inerentes à área.

“O time técnico da Prefeitura de Curitiba dá inveja Brasil afora”, lembrou Pimentel.

Um dos focos da CGM será promover cada vez mais a capacitação dos agentes, trabalhando de perto de acordo com as necessidades de cada área.

Representante da Procuradoria-Geral do Município (PGM), a subprocuradora-geral, Rosa Maria Alves Pedroso, disse que a CGM “vem em momento oportuno para aperfeiçoar os processos do corpo técnico do município, que já é muito bom”.

Governança

Em sua palestra, o controlador-geral do Estado do Paraná, Raul Clei Coccaro Siqueira, destacou que a área atua em parceria com o gestor.  

“A busca pela melhoria da gestão, com governança compartilhada, é o desafio que nos move”, disse.

Siqueira também chamou a atenção para a necessidade de trabalho contínuo. “Integridade, o fazer as coisas certas, por exemplo, é como uma chama, que precisa sempre ser alimentada.”

Presenças

Também fizeram exposições ao longo do dia Carlos Alberto Rambo (superintendente da Controladoria-Geral da União, CGU), Demian Biachi Bertozzi (auditor federal de Finanças e Controle da CGU),  Luiz Gustavo Gomes Andrioli e Luciano Cássio de Souza (do Tribunal de Contas da União), Rosilene Berton Paschoalin, Sidinéia Griebler, Itamara Chedid, Marcia Feltes e Claudia Barros (da CGM).

O evento reuniu ainda os secretários municipais Beatriz Battistella (Saúde), Maria Sílvia Bacila (Educação), Luiz Gusi (Segurança Alimentar), Péricles de Matos (Defesa Social) e Cristiano Hotz (Finanças), José Lupion Neto (presidente da Cohab), Alexandre Matschinske (presidente do Imap) e Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda (diretor da Agência Curitiba).

Fonte: Prefeitura de Curitiba