Ciclovia na CIC ganha primeiro sistema de iluminação pública, com tecnologia LED

Ciclovia na CIC ganha primeiro sistema de iluminação pública, com tecnologia LED

 

Moradores da Vila Barigui, na CIC, pediram e foram atendidos. A ciclovia à margem do Rio Bariqui está ganhando um moderno sistema de iluminação – o primeiro do local – com dez postes e luminárias em tecnologia LED, de 40 W de potência, que oferecem alta eficiência luminosa e baixo consumo de energia, e têm vida útil superior.

Os serviços para a instalação dos equipamentos tiveram início nesta quarta-feira (31/8), sob coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), e alcançam 250 metros da ciclovia no trecho entre as ruas Senador Accioly Filho e Algacyr Munhoz Mader, paralela à Rua Cid Campelo, na Regional CIC. O trabalho deve ser concluído até o início da próxima semana.

Para a dona de casa Izabel Miranda, que vive há 42 anos na região, a nova iluminação completa uma série de melhorias implantada pela Prefeitura na região.

“Está ficando cada vez melhor, primeiro foi a ciclovia compartilhada, um espaço adequado para quem pedala e quem caminha pelo bairro, e agora chegou a luz no nosso trajeto. Chegar aos locais vai ser muito mais fácil e seguro a partir de agora”, disse Izabel.

Viu uma lâmpada que precisa de reparo? Informe ao 156

Boa iluminação

Os postes que sustentam as luminárias são de concreto e têm 10 metros de altura e foram instalados em intervalos de 30 metros, de acordo com o estudo luminotécnico feito para o trecho.

Assim, as luminárias garantem boa iluminação da área de circulação de pedestres e ciclistas que circulam pelo local que dá acesso à equipamentos públicos, como a Unidade de Saúde Pró Morar, Escola Municipal Pró-Morar Barigui, aos pontos de ônibus e comércio local.

O serviço integra o plano de ação para melhorar a iluminação pública em ruas e modernizar o sistema em toda a cidade.

“Às vezes, o serviço alcança uma pequena área, mas promove uma mudança significativa na qualidade de vida das pessoas do entorno, que passam a conviver com maior conforto e segurança”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros.

Rua do Parolin ganha primeiro sistema de iluminação pública

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a implantação da iluminação atende à demanda dos moradores já contemplados pela Prefeitura em outras solicitações.

“Em 2019, a pista compartilhada por pedestres e ciclistas recebeu asfalto novo em 2.770 metros de extensão no trecho entre as ruas Pedro Gusso e Arthur Martins Franco. É uma determinação do prefeito Rafael Greca que nosso trabalho atenda às necessidades dos cidadãos”, diz Rodrigues.

LEIA MAIS

Fonte: Prefeitura de Curitiba