Cidades mais inteligentes do Brasil são anunciadas no Smart City Curitiba Brazilian Awards

Nesta quinta-feira (21/3), Curitiba teve uma noite de celebração e reconhecimento com a cerimônia do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards. O evento, organizado pelo iCities em parceria com a Fira Barcelona, reuniu mais de 2 milénio pessoas no Teatro Positivo para honrar projetos inovadores e impactantes do Brasil.

O evento contou com as presenças do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a primeira-dama, Margarita Sansone; do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, com a esposa, Paula Mocellin Slaviero; e da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.

Greca enfatizou a valimento de Curitiba uma vez que uma cidade pioneira em soluções inteligentes. Ele ressaltou o orgulho de receber outras cidades para o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, lembrando o prêmio recebido por Curitiba no ano anterior em Barcelona, quando foi reconhecida uma vez que a Cidade Mais Inteligente do Mundo.

“Curitiba é uma cidade que sempre esteve na vanguarda da inovação e agora temos a oportunidade de albergar outros municípios em uma premiação que reconhece o esforço e a originalidade de todos os brasileiros em tornar nossas cidades mais inteligentes e sustentáveis”, afirmou o prefeito.

O prêmio

O Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards é a edição brasileira do maior prêmio global devotado às cidades inteligentes, o World Smart Cities Awards. É promovido pelo iCities, organizador da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, com o esteio da Prefeitura, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Gestão, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). O prêmio e o evento têm a chancela da Fira Barcelona.

Foram cinco categorias em disputa: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Justiça Social; Mobilidade Urbana; Transformação e Inovação Do dedo.

Os três finalistas de cada categoria foram selecionados entre os 300 projetos inscritos, de cinco regiões do Brasil. Cidade que nomeia a premiação, Curitiba não concorre.

A premiação brasileira segue o padrão do World Smart Cities Awards, do qual Curitiba é destaque desde 2018 e vencedora, em 2023, do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo.

Puderam se inscrever organizações públicas ou não governamentais, empresas e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que tenham projetos aplicados em cidades brasileiras. “A premiação de cidades inteligentes estimula a gestão pública a pensar de forma mais moderna e eficiente, incentivando o desenvolvimento do nosso país”, afirma diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino.

Conheça os vencedores das cinco categorias

Cidades Inteligentes

– Vencedor: E.I.T.A!Recife | Recife – PE

Transformação Do dedo e Inovação

– Vencedor: Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para | Araguaína – TO

Cidade Sustentável

– Vencedor: Quintal Florestal Sustentável | Santarém – PA

Justiça Social

– Vencedor: Programa Compra Londrina – Felicidade em Compras Públicas Inteligentes | Londrina – PR

Mobilidade Urbana

– Vencedor: Ciclovia do Trabalhador | Arapiraca – AL

Presenças

Participaram do evento as presidentes da Instalação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da Instalação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, e do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e da Escritório Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Perceptibilidade Sintético, Dario Paixão; as secretárias da Notícia Social, Cinthia Genguini, da Instrução, Maria Silvia Bacila, do Meio Envolvente, Marilza Dias, e da Saúde, Beatriz Battistella; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.; a assessora próprio do prefeito, Cibele Dias; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; a deputada estadual Marcia Huçulak; os vereadores Herivelto Oliveira, Jornalista Marcio Barros, Mauro Bobato, Serginho do Posto e Oscalino do Povo; e os administradores regionais do Tatuquara, Marcelo Ferraz, da CIC, Raphael Keiji Assahida, da Matriz, Rafaela Lupion, e do Pinheirinho, Reinaldo Boaron.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba