Com homenagens a Paulo Leminski, 41ª Oficina de Música de Curitiba começa nesta quinta

Com homenagens a Paulo Leminski, 41ª Oficina de Música de Curitiba começa nesta quinta

Um dos principais festivais de formação musical do país, a 41ª Oficina de Música de Curitiba começa nesta quinta-feira (25/1) com concerto da Camerata Antiqua no Teatro Guaíra. Com regência de Abel Rocha (orquestra) e Mara Campos (coro), o grupo curitibano receberá convidados ilustres e apresentará uma obra inédita do compositor Tim Rescala, com poemas de Paulo Leminski, o grande homenageado desta edição.

Para celebrar os 80 anos de nascimento de um dos ícones da literatura paranaense e brasileira, a Camerata Antiqua fará a estreia nacional da Cantata Poética. A obra foi composta especialmente para esse concerto. 

Além da estreia da Cantata Poética, o conjunto instrumental da Camerata e o Regional do Choro da Orquestra À Base de Corda apresentam outra composição de Tim Rescala – o Primeiro Movimento do Concerto para Três Pandeiros. Com direção musical de João Egashira,  o momento terá a participação de pandeiristas convidados: Negadeza, Diego Zangado e Vina Lacerda.

O concerto também tem a sua vertente erudita, com a Camerata tocando peças clássicas com Fabrício Mattos (violão) e Marina Martins (violoncelo), dois jovens sOlistas que despontam no cenário da música clássica. Serão executados o Concerto para Violão e Orquestra, de Heitor Villa-Lobos, e o Concerto em Ré Maior para Violoncelo, de Joseph Haydn.

11 dias de atrações

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a 41ª Oficina terá 11 dias de cursos e aproximadamente 200 atrações entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades. O palco principal será o Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), que terá grandes espetáculos todas as noites.

Fernanda Takai, Zélia Duncan, Edgard Scandurra do grupo Ira!, Maria Alcina, banda Jovem Dionísio e Criolo estão na programação, que pode ser consultada no Guia Curitiba e no site da Oficina de Música. Muitas atrações são gratuitas.

Enquanto a música ocupa os teatros, espaços culturais, igrejas e parques, mais de 80 cursos acontecem na PUCPR, a sede da Oficina de Música. São cursos de música antiga, erudita, popular brasileira, de música e tecnologia e de musicalização infantojuvenil, voltados à formação e ao aprimoramento de estudantes de música e canto, vindos de vários estados do Brasil e de países vizinhos.

Maior evento musical da América Latina

Nas últimas edições a Oficina de Música de Curitiba vem se consolidando com o maior evento musical da América Latina. Nesta edição, ela terá participação de cerca de 2 mil estudantes matriculados em 120 cursos. As aulas da Oficina de Música serão ministradas por 117 professores, dos quais 25 renomados músicos estrangeiros. Além das aulas, nos palcos do festival, a presença marcante de mais de 550 artistas, sendo 420 locais. Toda essa programação será desenvolvida até dia 4 de fevereiro.

Rica em diversidade, a 41ª Oficina de Música também é acessível. São 183 eventos, mais de 100 deles gratuitos, abrangendo uma variedade de atividades e programação como shows, concertos, cinema, Oficina Verde e o agitado Circuito Off.

41ª Oficina de Música de Curitiba

Concerto de abertura – Camerata Antiqua de Curitiba e convidados: Regional de Choro da Orquestra À Base de Corda, sOlistas Fabrício Matos (violão), Marina Martins (violoncelo),  Negadeza,  Diego Zangado e Vina Lacerda (pandeiros). Regência: Abel Rocha. Regência de Coro: Mara Campos.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Data e horário: 25 de janeiro (quinta-feira), às 20h.

Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 (meia-entrada). 

A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Fonte: Prefeitura de Curitiba