Com prêmio em dinheiro, estão abertas as inscrições para seleção do cortejo real do Carnaval de Curitiba

Com prêmio em dinheiro, estão abertas as inscrições para seleção do cortejo real do Carnaval de Curitiba

Rufem os tambores, pois a família real do Carnaval de Curitiba está prestes a receber novos membros para liderar as festividades de 2024. As inscrições para participar do concurso que escolherá o Rei Momo, a Rainha e as Princesas que representarão a cidade no Carnaval de Curitiba, promovido pela Fundação Cultural, estão abertas até 22 de janeiro. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente na Diretoria de Ação Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Solar da Cultura, na Rua Dr. Claudino dos Santos, 142 – São Francisco. Podem se inscrever todas as pessoas que residam em Curitiba ou na região metropolitana há pelo menos seis meses, sejam maiores de 18 anos e tenham espírito carnavalesco.  Confira aqui o edital das inscrições!

A tradicional escolha do cortejo real curitibano acontecerá no dia 23 de janeiro, no Complexo Barigui, e nomeará os títulos de Rei Momo, Rainha do Carnaval, Primeira e Segunda Princesa. Os candidatos participarão de um desfile com fantasias temáticas e serão avaliados por julgadores reconhecidos na atuação de diversas áreas da cultura. Os quesitos avaliados serão o samba no pé, a simpatia e a desenvoltura.

Os selecionados seguirão a agenda organizada pela Comissão do Carnaval de Curitiba da Fundação Cultural de Curitiba com o objetivo de representar a cidade nas comemorações carnavalescas. Além disso, receberão um prêmio em dinheiro: R$ 5 mil para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, e R$ 3 mil para as Princesas.

Rei Momo e o cortejo real

Com origem na mitologia grega, o Rei Momo era o deus da sátira, do riso e da folia. Em 1930, a figura do Rei ganhou destaque nas festas carnavalescas, e se tornou o representante oficial dessa tradicional comemoração, personificando o espírito do Carnaval. O Rei Momo lidera o cortejo real e desempenha um papel central na condução dos desfiles e na animação dos foliões durante os dias de festa. Além do Rei Momo, o cortejo real inclui a figura da Rainha do Carnaval e suas Princesas. Assim como a escolha do Rei Momo, a seleção da Rainha e das Princesas também se tornou uma tradição dessa festividade, refletindo a alegria do Carnaval.

Fonte: Prefeitura de Curitiba