Com um dia a mais, Smart City Expo Curitiba 2023 ocorre em 22, 23 e 24 de março

Com um dia a mais, Smart City Expo Curitiba 2023 ocorre em 22, 23 e 24 de março

O Smart City Expo Curitiba 2023 já tem suas datas confirmadas. A versão brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de março do próximo ano e ganhará um dia a mais em relação as edições anteriores. Será o quarto ano consecutivo que a capital paranaense sedia o fórum internacional de smart cities, que tem apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão.

A edição 2023 do Smart City Expo Curitiba, organizada pelo hub de negócios e soluções iCities, terá como tema “Cidades sem fronteiras, conexões sem limites”.

“Referência nacional em legislação para implantação da rede 5G e primeira cidade do mundo a receber uma luminária pública com antena 5G integrada, Curitiba voltará pelo quarto ano a ser a capital mundial da inovação, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades, agora com foco na conectividade global. Através do Vale do Pinhão, temos muito o que compartilhar no Smart City Expo Curitiba 2023”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Segundo Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities, o Smart City Expo Curitiba 2023 vai discutir impacto da expansão das conexões globais na sociedade pós-pandemia. “Vivemos em um novo mundo, mais conectado, veloz e inteligente. Um mundo com cidades conectadas às pessoas e às tecnologias inteligentes. Cada vez mais, as smart cities se destacam como referências da retomada econômica e busca pela qualidade de vida, ao utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social”, reforça ele.

Organizado desde 2018 pelo iCities e chancelado pela Fira Barcelona, o Smart City Expo Curitiba 2023 será realizado no Centro de Eventos do Parque Barigui e, pela primeira vez, terá um dia especial reunindo experiências smart. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios. 

Reconhecida como a maior vitrine brasileira das tecnologias smart para cidades – com a presença crescente de prefeitos, gestores públicos e privados de todo o país -, o Smart City Expo Curitiba 2023 pretende ser “um ponto de virada para os municípios que ainda não desenvolveram consciência para a importância de investir em estratégias inteligentes para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Marcelino.

Rede mundial

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países e será realizado em Barcelona, na Espanha, em novembro. 

Sede do evento brasileiro, Curitiba integra o ranking das comunidades mais inteligentes do mundo da Top7 Intelligent Communities of 2022, realizada pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Além disso, foi premiada no Smart City Expo Latam 2022, em Mérida (México), na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade, com o programa de Agricultura Urbana da cidade. Esta é a terceira vez que Curitiba recebe a premiação. Em 2018, a capital paranaense venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo “Saúde Já” e, em 2021, com o Vale do Pinhão.

Fonte: Prefeitura de Curitiba