Conselho de Turismo de Curitiba faz balanço do ano e traça metas para 2024

Conselho de Turismo de Curitiba faz balanço do ano e traça metas para 2024

A 38ª Reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nesta terça-feira (12/12), no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, marcou o encerramento das atividades em 2023. Os membros do Conselho fizeram um balanço do ano, apresentaram os avanços e traçaram metas para 2024.

A presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, apresentou um resumo das atividades que o Instituto desempenhou em 2023, contabilizando participação nas feiras de turismo, ações promocionais, apoio a eventos, Natal, produtos, etc. 

“Neste ano, testemunhamos avanços notáveis em nosso compromisso de promover e fortalecer o turismo em nossa cidade. Desde iniciativas inovadoras até parcerias estratégicas, todos desempenharam um papel crucial nesse processo. É fundamental que, ao celebrarmos nossas vitórias, também reafirmemos nosso comprometimento com a melhoria contínua”, salienta Tatiana.

Durante o encontro também foram apresentados o Código de Conduta Brasil – Programa Turismo Seguro, em uma fala compartilhada entre Junior Sontag, responsável por Produtos Turísticos no IMT e Augusto Zortéa, gerente de Turismo Social do Sesc PR. O tema é uma demanda do Ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente, que tem por objetivo acelerar a transformação da cidade em um destino ainda mais inovador e inteligente. 

O programa aborda a segurança no turismo em diversos eixos, sendo um deles o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. E uma das ações deste eixo é o Código de Conduta Brasil

“A ideia é sensibilizar as entidades do Comtur para serem multiplicadores do Código junto aos seus associados para que possamos posicionar Curitiba como um destino seguro, um dos requisitos para se firmar como um destino inteligente”, salienta Sontag.

O consultor Rodrigo Rosalém que conduziu as 16 oficinas para identificar a análise situacional abrangendo todos os segmentos do turismo de Curitiba apresentou uma prévia do trabalho realizado em 2023, abordando os principais temas e oportunidades. O Plano será concluído no primeiro quadrimestre de 2024 e após aprovado, terá vigência de 2024-2030.

A próxima reunião do Comtur está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2024.

Fonte: Prefeitura de Curitiba