Controle interno da administração pública é tema de fórum nacional em Curitiba

Controle interno da administração pública é tema de fórum nacional em Curitiba

Servidores de cinco estados lotaram o espaço de eventos do Hotel Lancaster, no Centro de Curitiba, para a abertura do 1º Fórum Nacional de Controle Interno da Administração Pública. Além de Curitiba e interior do Paraná, eles vêm de Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

Dos 140 participantes, 40 atuam na Controladoria-geral do Município de Curitiba, criada há menos de dois anos, e em órgãos da Prefeitura. “Além da defesa do patrimônio público, transparência da gestão e prevenção da corrupção, outro objetivo comum de cada um é valorizar essa atividade essencial para a saúde dos órgãos onde atuam”, resume a coordenadora do evento, Suzana Gonçalves.

Compartilhando experiências

O evento vai até sexta-feira (7/12) e foi aberto pelo presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães. “É uma oportunidade para o compartilhamento de experiências exitosas e inspiradoras e um importante instrumento de capacitação”, avaliou o coordenador da Comissão Nacional de Governança nos Estados da Rede de Governança Brasil, Raul Siqueira. Ex-controlador-geral do Estado do Paraná, ele falou sobre Gerenciamento de Riscos como Ferramenta de Controle Interno.

Para o agente de controladoria da Fundação de Ação Social (FAS) Noslen Garcia de Paula, o fórum representa uma oportunidade de troca de ideias. “Todos enfrentamos dificuldades comuns e que podem ser vencidas, muitas vezes, a partir de caminhos trilhados por outros colegas”, disse Noslen, que é servidor da Prefeitura de Curitiba há nove anos e há três atua na FAS.

Fonte: Prefeitura de Curitiba