Convênio com Serpro vai modernizar sistema tributário municipal de Curitiba

O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim, assinaram, nesta quinta-feira (21/3), convênio entre o órgão do governo federalista e o Município para a modernização do sistema tributário da capital. A parceria foi formalizada no gabinete do prefeito no Smart City Expo Curitiba 2024, no Núcleo de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

“Estamos recebendo o presidente do Serpro para que possamos empregar as ferramentas fiscais do governo federalista utilizando a lucidez sintético. Vai ser mais um fruto da inovação para a nossa querida Curitiba”, declarou o prefeito com grande exaltação.

De combinação com o presidente do Serpro, o convênio com Curitiba para assessoria e consultoria na extensão tecnológica, utilizando o padrão do Siafi, o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Governo Federalista, é o primeiro nestes moldes.

“Escolhemos Curitiba por ser uma cidade inteligente. A tecnologia será espelhada e novas soluções serão desenvolvidas pelo ICI, adequadas à Prefeitura de Curitiba”, disse Amorim.

O Siafi é uma referência para estados e prefeituras no Brasil. É o principal instrumento utilizado para registro, seguimento e controle da realização orçamentária, financeira e patrimonial do Governo. 

As possibilidades que serão estudadas e desenvolvidas complementarão o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Junto com o prefeito e o vice estavam o secretário de Gestão, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, o presidente da Filial Curitiba e porvir secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Lucidez Sintético de Curitiba, Dario Paixão, o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Maurício Pimentel, e o sócio-diretor do iCities, hub de negócios em cidades inteligentes, Roberto Marcelino.

 

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba