Curitiba alinha intercâmbio técnico com o Japão

Curitiba alinha intercâmbio técnico com o Japão

 

Em reunião com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, nesta terça-feira (30/8), o representante-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, Masayuki Eguchi, alinhou os próximos passos do intercâmbio técnico com a capital paranaense para projetos nas áreas de inovação e cidades inteligentes.

No próximo mês de novembro técnicos da Prefeitura de Curitiba deverão seguir ao Japão como parte do convênio formalizado em fevereiro deste ano, que prevê a troca de experiências com foco no desenvolvimento de políticas públicas e ações com vistas ao envelhecimento da população e também à prevenção e resposta a desastres climáticos.

“É uma troca relevante entre Curitiba e o Japão para avançarmos nas técnicas de planejamento que nos permitam enfrentar problemas de desastres naturais e preparar a cidade para a mudança da curva etária da população”, observou Jamur.

Segundo o representante-chefe da JICA no Brasil, Curitiba é reconhecida no Japão como uma cidade avançada no planejamento.

“Estou feliz em renovar parceria com Curitiba, o Brasil e o Japão. Temos focos em temas relevantes, como a atenção aos idosos e mudanças climáticas, em que o Japão tem grande expertise”, disse Masayuki Eguchi.

Financiamentos

O executivo da JICA também manifestou interesse em estudar a possibilidade de cooperação financeira com Curitiba para financiar projetos de caráter ambiental, como para as áreas de microdrenagem, drenagem e contenção de enchentes, entre outras. “Paralelamente à cooperação técnica podemos olhar para o futuro com a possibilidade de uma cooperação neste campo”, reformou Eguchi. 

Para orientar a possibilidade de Curitiba poder contar com recursos japoneses em programas em andamento na cidade, o presidente do Ippuc, destacou que serão feitas apresentações à JICA de projetos com forte componente ambiental, com a participação de técnicos do Ippuc, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e demais integrantes da estrutura municipal.

Também participaram da reunião no Ippuc, as diretoras de Informações, Liana Vallicelli; Administrativa-Financeira, Elvira Wos; de Projetos, Celia Bim e de Planejamento, Suely Hass; o diretor de Implantação, Carlos Barros, a coordenadora de Relações Externas (Arex), Rosane Amélia Popp, a assessora da Arex, Daniele Moraes e o assessor da presidência, Ricardo Bindo.

LEIA MAIS

Fonte: Prefeitura de Curitiba