Curitiba celebra com premiação inédita de cidades inteligentes e concerto de música erudita

Curitiba celebra com premiação inédita de cidades inteligentes e concerto de música erudita

Dois mundos aparentemente distintos vão se encontrar no palco do Teatro Positivo na noite desta quinta-feira (21/3): a inovação, na cerimônia da inédita premiação Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, às 19h, seguida da tradição, com o concerto dos 331 anos da cidade mais inteligente do mundo, apresentado pela Camerata Antiqua de Curitiba, às 20h.

“Uma cidade verdadeiramente inteligente celebra sua cultura, sua arte e seu patrimônio histórico. Este é um encontro da modernidade com a tradição, da Curitiba do passado e a Curitiba do futuro, existindo em perfeita harmonia”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A premiação é um dos pontos altos da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, fórum internacional sobre soluções inteligentes que começou nesta quarta-feira (20/3), no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), e vai até sexta (22/3).

Na sequência, a orquestra de música erudita da cidade e convidados especiais, sob a batuta do norte-americano Ira Levin, fazem um espetáculo em tributo à soprano greco-americana Maria Callas, diva da ópera.

Premiação inédita

Está será a primeira vez que o Smart City Expo Curitiba terá uma premiação para reconhecer municípios que, assim como a capital paranaense, investem em projetos sustentáveis e inovadores.

A cerimônia de premiação acontecerá às 19h e haverá ônibus Hibribus gratuito para levar o público do Centro de Eventos do Parque Barigui, onde acontece o Smart City Expo, até o Teatro Positivo. As saídas do parque serão às 18h e às 18h30.

Na edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes concorrem 15 finalistas divididos nas categorias: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Equidade Social; Mobilidade Urbana; Transformação e Inovação Digital.

A premiação reconhece outros municípios brasileiros que contam com iniciativas inteligentes e transformam vidas. Nesta primeira edição foram inscritos cerca de 300 projetos inovadores das cinco regiões do Brasil e puderam participar organizações públicas ou não governamentais, empresas e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que tenham projetos aplicados em cidades brasileiras.

“O Brasil vem tendo cada vez mais protagonismo nessa temática tão importante para os cidadãos e saliento que muitos finalistas são municípios pequenos e médios, demonstrando que o potencial de cidades inteligentes vale para todos”, afirma Roberto Marcelino, diretor de Relações Governamentais do iCities, promotor do Smart City Expo Curitiba.

Concerto dos 331 anos de Curitiba

Encerrando a noite, o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba leva ao palco convidados especiais que apresentarão obras marcantes da história da soprano Maria Callas, a diva que conquistou o mundo com voz e interpretações arrebatadoras. O espetáculo, marcado para as 20h, será regido pelo maestro Ira Levin.

À semelhança do ano anterior, o maestro Ira prepara um concerto à altura da cidade. “Contaremos com excelentes cantores e uma orquestra exuberante. Haverá uma riqueza de cores e contrastes, e principalmente, um repertório italiano que transborda emoção”, declarou Levin.

O concerto proporcionará um passeio pelo universo da ópera, com repertório composto por músicas que ficaram famosas ao grande público e são comumente lembradas em comemorações. Desde árias intensas até duetos e coros, cada momento será marcado pela interpretação musical de Callas para composições de Rossini, Bellini, Bizet, Puccini e Verdi.

Além do Tributo a Maria Callas, a Camerata Antiqua de Curitiba renderá uma homenagem ao compositor Giacomo Puccini (1858-1924), pelo centenário de sua morte.

Interpretam os papeis das óperas os solistas Ludmilla Bauerfeldt e Ornella de Lucca (soprano), Cláudio de Biaggi (barítono), Luísa Francesconi (mezzosoprano), Alexandre Mousquer (tenor).

O Smart City Expo Curitiba 2024

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela da Fira Barcelona, apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), além das parcerias de Arlequim, Intelbras, ICI, Ligga, Sebrae, Governo do Estado do Paraná, SP Negócios, Polkadot e Intel.

SERVIÇO

Premiação Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards seguido de Concerto da Camerata Antiqua em homenagem aos 331 anos da cidade mais inteligente do mundo

19h – Cerimônia de premiação

20h – Concerto em tributo à Maria Callas (ingressos esgotados)

*Ônibus hibribus levarão o público do Centro de Eventos no Parque Barigui até o Teatro Positivo. Saídas às 18h e 18h30

Local: Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)

Fonte: Prefeitura de Curitiba