Curitiba celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental com atitudes sustentáveis e cuidados com o plástico

Curitiba celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental com atitudes sustentáveis e cuidados com o plástico

A importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e os cuidados com o plástico serão os temas das ações que vão marcar o Dia Mundial da Educação Ambiental em Curitiba, celebrado nesta sexta-feira (26/1). Para dar visibilidade ao assunto, a Prefeitura vai promover a palestra “Curitibinhas sustentáveis e o cuidado com o plástico”. A atividade será feita na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, das 14h30 às 16h. O endereço é Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho.

A Família Folhas, que faz parte das ações de Educação Ambiental promovidas pela Prefeitura de Curitiba, também vai participar do evento para ensinar crianças e adultos como ter atitudes ambientalmente sustentáveis e sobre a separação correta dos resíduos. 

Os participantes farão uma caminhada da entrada do bosque até a Sala Azul. O trajeto já é uma aula de sensibilização ambiental passando pelo deck de madeira sobre as águas que cortam o bosque e levam até o lago da antiga pedreira. Em caso de chuvas, a participação da Família Folhas será cancelada e a parte da caminhada pelo bosque não será feita.

Fauna e flora curitibanas

Na Sala Azul da Escola Municipal de Sustentabilidade todos poderão observar e saber mais sobre a fauna e flora curitibanas ao visitar a exposição de animais do Museu de História Natural do Capão da Imbuia. Estarão expostos a aranha-armadeira, aranha-de-grama, aranha-marrom, cascudo, cobra-d’água, coral-verdadeira, corujinha-do-mato,  escorpião-amarelo,  escorpião-marrom, esquilo Serelepe, falsa-coral, gato-maracajá, gralha azul,  jararaca, marreca-ananaí, ouriço-cacheiro, sapo-cururu, tatu-peludo, tigre d’água, tucano-de-bico-verde.

Em seguida, haverá a palestra sobre o cuidado com o plástico, sustentabilidade e reciclagem. Ao final da palestra, os curitibinhas poderão participar de uma oficina para a confecção da “Fadinha”, uma boneca feita com sacolas plásticas descartáveis.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem, a Educação Ambiental é um processo contínuo e permanente de aprendizagem. “Em Curitiba desenvolvemos a Educação Ambiental em várias frentes e de forma transversal, envolvendo outras secretarias como a Educação, com as crianças, Segurança Alimentar, Saúde e Esporte e Lazer, por exemplo. Nossas ações visam construir e compartilhar conceitos e conhecimentos voltados ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação e conservação do meio ambiente”, explicou Leila. 

Durante o ano todo

Nesta sexta-feira (26/1) é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental, mas em Curitiba durante todo o ano o assunto é permeado em várias ações da Prefeitura de Curitiba (veja aqui a lista de serviços que envolvem a Educação Ambiental).

Entre as atividades estão as apresentações da Família Folhas em escolas municipais, creches, escolas particulares, empresas e outras instituições da cidade. 

Programa Amigo dos Rios 

Outra ação de Educação Ambiental envolve o programa Amigo dos Rios, com plantios comunitários às margens dos rios, do entorno de nascentes, e também em parques, praças e bosques. Além de promover palestras, para divulgar a importância da conservação da flora e da fauna, nas áreas verdes da cidade e fora delas, orienta quanto à separação de resíduos sólidos e saneamento.

É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade. O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.

Escolinha da Flora

Inaugurada em junho de 2023, a Escola de Flores da Flora funciona no Horto Municipal do Guabirotuba e ensina as crianças de Curitiba a plantar e cuidar das flores para deixar a cidade cada vez mais bonita e sustentável. A Flora é uma das personagens da Família Folhas e agora também repassa informações sobre técnicas de produção vegetal e conservação ambiental.

“Queremos colocar a sustentabilidade na cabeça das crianças. Quanto mais verde, melhor será a cidade do futuro”, disse o prefeito Rafael Greca na inauguração da Escola de Flores da Flora. 

Histórico

O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado no dia 26 de janeiro, tem o objetivo de fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação.

A data é celebrada desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizou o Encontro Internacional de Educação Ambiental, em Belgrado, antiga Iugoslávia. Ao final do evento, a “Carta de Belgrado” foi elaborada, sendo o primeiro marco para o desenvolvimento da Educação Ambiental.

Serviço

Curitibinhas sustentáveis e o cuidado com o plástico

Data: 26 de janeiro (sexta-feira), das 14h30 às 16h

Local: Escola Municipal de Sustentabilidade (R. Victor Benato, 210 – Pilarzinho)

Fonte: Prefeitura de Curitiba