Curitiba é eleita uma das três cidades do Brasil que mais investem em inovação e tecnologia

Curitiba é eleita uma das três cidades do Brasil que mais investem em inovação e tecnologia

Eleita cidade mais inteligente do mundo de 2023 em novembro, Curitiba segue conquistando reconhecimentos. Nessa quarta-feira (6/12), a capital paranaense foi eleita uma das três cidades do Brasil que mais investem em inovação e tecnologia a serviço da população, na entrega do troféu Anciti Awards 2023, no Rio de Janeiro (RJ).

“Somos a cidade que foi pioneira no uso de aplicativos para serviços de Saúde, do aplicativo Curitiba App, da oferta de wi-fi gratuito em mais de 300 pontos da cidade, do pagamento de tarifas com cartões de aproximação, dos serviços da Prefeitura feitos via internet. Muito do que fizemos é replicado em outras cidades e muito ainda vamos fazer, usando a tecnologia de forma inovadora para promover a transformação social”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Curitiba ficou com o 2º lugar na categoria Cidades com Mais de 500 mil Habitantes da premiação promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). Os premiados na categoria foram: Recife (1º lugar), Curitiba (2º lugar) e Belo Horizonte (3º lugar).

O prêmio

O Anciti Awards reconhece e homenageia as cidades e iniciativas que lideram a inovação nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e inovação e visa incentivar os gestores públicos a aperfeiçoem as ferramentas de TI que contribuem no aumento da qualidade de vida de seus cidadãos, inovação e eficiência na cidade.

O ranking é gerado levando em conta uma combinação de respostas autodeclaradas e indicadores provenientes de fontes oficiais, que detalham as ações implementadas em cada localidade em critérios como: Inovação, Inclusão Digital, Qualidade de Vida, Infraestrutura de Cidades Inteligentes, Governança e Sustentabilidade.

Fonte: Prefeitura de Curitiba