Curitiba festeja natalício com o balé O Lago dos Cisnes no Guairão

As comemorações do natalício de 331 anos de Curitiba continuam com três apresentações de O Lago dos Cisnes, um clássico do balé mundial, nos dias 16, 17 e 18 de abril, às 20h, no Teatro Guaíra. O espetáculo contará com a participação privativo de Ana Botafogo e dos convidados Cícero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A direção universal e artística é de Nicole Vanoni.

Os ingressos a preços populares, a partir de R$ 17,50, estarão à venda no Guia Curitiba na semana que vem.

Lago dos Cisnes é uma das principais peças do balé clássico, com constituição de Piotr Tchaikovsky e coreografia de Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa e Lev Ivanov. A peça estreou em Moscou em 1877. Seu sucesso em palcos de todo o mundo se deve à fenomenal melodia do compositor russo e ao nível técnico de superioridade exigido dos bailarinos.

Os dois bailarinos do Rio de Janeiro interpretarão os papéis principais, de Princesa Odette e Príncipe Siegfrid, enquanto Ana Botafogo interpretará a Rainha, mãe de Siegfrid. Além dos convidados, mais 50 bailarinos profissionais estarão em cena.

O balé em quatro atos conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo mago Von Rothbart. Para se libertar, ela precisa que um jovem simpatizante lhe declare paixão e fidelidade e, caso seja traída, permanecerá para sempre uma vez que cisne. Siegfrid é o príncipe enamorado que conhece Odette durante a noite, nas poucas horas em que ela se revela uma vez que humana, mas é equivocado por Odile, cisne negra e má, filha de Rothbart.

A produção que comemora o natalício da cidade é da Curitiba Cia de Dança, a mesma que realiza o balé Quebra Nozes durante a programação de Natal. No ano pretérito, nos festejos dos 330 anos, a companhia encenou outro clássico, o balé Dom Quixote.

Serviço: Balé Lago dos Cisnes

Direção universal e artística: Nicole Vanoni

Bailarinos convidados: Ana Botafogo, Juliana Valadão e Cícero Gomes, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Lugar: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Rua XV de Novembro, 971)

Datas e horário: 16, 17 e 18 de abril, às 20h

Ingressos a partir de R$ 17,50, a venda na semana que vem 

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba