Curitiba ganha a 1ª Secretaria de Inteligência Artificial do Brasil na abertura do Smart City Expo

Curitiba, eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, mostra mais uma vez que pensa a inovação como transformação social e legado: na manhã desta quarta-feira (20/3), ela se tornou o primeiro município brasileiro a ter uma Secretaria de Inteligência Artificial. 

O anúncio da nova pasta foi feito pelo prefeito Rafael Greca na Cerimônia de Abertura do Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Também participaram o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

“Criamos esta Secretaria de Inteligência Artificial nos moldes do que fazem os países mais importantes do mundo. Pessoalmente, acredito que não existe inteligência só artificial. Acredito na inteligência humana e recomendo que nossa inteligência artificial curitibana tenha coração. É assim que Curitiba, mais uma vez, se reinventa como cidade inteligente”, destacou o prefeito Rafael Greca.

A Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial (Sedeia) vai trabalhar em conjunto com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que já atua com o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.

Ainda mais inteligente

A nova secretaria também terá o papel de articular, promover e integrar novos projetos que usem a tecnologia de Inteligência Artificial, que possibilita a criação de sistemas capazes de simular o raciocínio, a aprendizagem e a percepção humana por meio de máquinas.

Curitiba já utiliza a inteligência artificial em soluções que dinamizam o serviço público, como na Central 156 de Atendimento ao Cidadão, na Muralha Digital e no Hipervisor Urbano, na Procuradoria-Geral do Município, na gestão do Trânsito e também na Comunicação. “Saímos mais uma vez na vanguarda da história com esta nova secretaria, que vai articular novos projetos da cidade que usem a tecnologia de Inteligência Artificial, com planejamento”, destacou Greca. 

Trabalhando juntos

Durante a abertura oficial do Smart City Expo, o prefeito deu as boas-vindas aos participantes e recebeu as congratulações do CEO da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, pela conquista de Curitiba do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Expo, em Barcelona (Espanha), em novembro de 2023. 

“Parabéns, Curitiba, por ter sido a escolhida por seus projetos de smart city e sustentabilidade. Temos a sorte de promover eventos internacionais em grandes cidades como Nova Iorque, Xangai, Doha e, no Brasil, em Curitiba. Estamos todos trabalhando por fazer grandes eventos que ensinem quais são os melhores projetos que fazem que as novas tecnologias melhorem a vida das pessoas e dos cidadãos”, disse Zapatero.

Capital da Inovação

O governador do Paraná ressaltou que o Estado vem se inspirando nas ações de inovação e smart city de Curitiba para reinventar os demais municípios.

“Teremos, na nossa capital, um centro que vai reunir todo o ecossistema do Paraná e do Brasil, consolidando Curitiba como a Capital da Inovação. Tudo para que possamos, cada vez mais, tanto o Paraná quanto nossa capital, estarmos à frente do nosso tempo”, destacou Ratinho Júnior.

O centro de inovação estadual, a Fábrica de Ideias, será lançado na tarde desta quarta-feira (20/3), em homenagem aos 331 anos da Curitiba, celebrados em março. A estrutura é vizinha ao recém-inaugurado Pinhão Hub, o centro de inovação público curitibano, ambos no bairro Rebouças.

Também participaram da abertura do Smart City Expo Curitiba 2023 o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Romero; e o diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino.

Conheça algumas iniciativas da Prefeitura que já usam Inteligência Artificial

  • Central 156: Usa sistemas baseados em chatbots, assistentes virtuais, reconhecimento de voz e de imagem, que fornecem informações, orientações, serviços e soluções de forma rápida, fácil e personalizada.
  • Hipervisor Urbano: Curitiba testa, em parceria com o Waze, o monitoramento de tráfego e mobilidade urbana. Na próxima etapa, os dados serão usados para treinar a IA a realizar ações preditivas no trânsito da cidade.
  • CPPGM – Criado em 2018 e aperfeiçoado constantemente, o Controle de Processos da Procuradoria-Geral da Prefeitura de Curitiba (CPPGM) é um sistema de controle, peticionamento e o acompanhamento dos processos judiciais a partir de automatização e a padronização de tarefas repetitivas com uso da IA e integração entre sistemas.
  • Zeladoria Virtual: A Secretaria Municipal de Administração Pública (Smap) desenvolveu o sistema que emprega inteligência virtual embarcada em veículos para analisar e processar dados das ruas e estradas, indicando aos gestores públicos onde são necessárias melhorias. 

Expoentes no Vale do Pinhão 

No ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão, a IA é usada em empresas como a healthtech curitibana Munai, selecionada pela Fundação Bill & Melinda Gates para desenvolver um projeto de IA em Saúde voltado à promoção do uso racional de antibióticos. 

Já a Human Robotics criou o Robios, robô que pode atuar como atendente em lojas e shoppings, cuidador de crianças ou idosos, fazer tarefas operacionais em hospital.

Fonte: Prefeitura de Curitiba