Curitiba mantém a tradição e coroa Nossa Senhora da Luz dos Pinhais no centro de Curitiba

Curitiba mantém a tradição e coroa Nossa Senhora da Luz dos Pinhais no centro de Curitiba

 

A celebração pelo Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital paranaense, reuniu quem passava pelo cruzamento das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, na tarde desta quinta-feira (8/9), por volta de 16h30. No local onde está o monumento que homenageia a padroeira, foi realizada a coroação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Muita gente que caminhava pela região parou para ver e registrar com o celular o momento em que, vestido de anjo, o ator Douglas Perez, foi erguido (com auxílio de um caminhão guindaste) ao topo da coluna de dez metros que sustenta a escultura para coroar Nossa Senhora, com flores. Depois dele, o Padre Wilson Czaia depositou flores na base do memorial.

“A cidade é o conjunto das suas tradições. Cumprindo antiga tradição de 1720, quando pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora foi coroada em procissão, nós repetimos o gesto. São 30 anos que estamos coroando Nossa Senhora, sempre no dia 8 de setembro, dentro da antiga tradição”, disse o prefeito Rafael Greca.

“E essa tradição de depositar flores junto à imagem significa que a primavera está próxima e que a vida vai renascer e que todas as dificuldades podem e devem ser enfrentadas, pois o Senhor nos fortalecerá”, declarou o prefeito, que conduziu uma oração pelas famílias curitibanas e pela cidade de Curitiba.

Greca estava acompanhado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, e da presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal.

O Padre Antônio Luciano, reitor da Igreja da Ordem de São Francisco de Assis, fez a benção. Ele lembrou que a representação do anjo na cerimônia de coroação tem um significado especial. “É um sinal da presença dos anjos ao redor de nós”, destacou ele, ao observar a tarde ensolarada desta quinta-feira.

A coroação organizada pela Prefeitura de Curitiba teve a participação da Banda Lyra Curitibana e do músico Khae Lhucas Ferreira Pereira. Após a coroação, o prefeito Rafael Greca seguiu para a missa na Catedral Basílica de Curitiba, que foi celebrada pelo Bispo Amilton Manuel da Silva, de Guarapuava. Nesta quinta-feira (8/9), a Igreja celebra a natividade de Nossa Senhora.

Após a missa, o prefeito conversou com os fiéis que quiseram cumprimentá-lo e fazer fotos. As paraenses Natercia e Michele Burnett (mãe e filha) entregaram ao prefeito uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Amazônia.

LEIA MAIS

História da Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais segue viva no Arquivo Público Municipal

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba