Curitiba tem resultados positivos no processo para se tornar um Destino Turístico inteligente

Curitiba tem resultados positivos no processo para se tornar um Destino Turístico inteligente

Nesta quarta-feira (6/12), o Comitê Gestor do Ecossistema de Curitiba DTI realizou sua última reunião do ano, marcando um momento crucial para a gestão e avanços do Destino Turístico Inteligente em Curitiba (DTI).

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, expressou sua gratidão pela colaboração dos diversos setores envolvidos e celebrou os resultados positivos alcançados, destacando o progresso significativo no processo de tornar Curitiba um Destino Turístico Inteligente.

“Temos muitas conquistas a celebrar, nosso destino vem se fortalecendo tanto nacional, quanto internacionalmente. Em 2024 teremos novos desafios, mas trabalhamos com a certeza de que estamos avançando e entre os aperfeiçoamentos teremos a entrega do novo Plano Municipal de Turismo de Curitiba, alinhado às estratégias DTI”, celebrou Tatiana.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho, cada um responsável por um eixo estratégico de implantação do projeto. No Grupo de Trabalho Governança e Segurança, destacou-se a entrega do Acordo de Convivência, orientando a participação dos atores no Comitê e formalizando a inclusão de novos membros. Além disso, uma ação de sensibilização promoveu o Código de Conduta Brasil Contra a Exploração Sexual Infantil no Turismo, visando aumentar adesões de empresas locais.

No Grupo de Trabalho Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade e Transporte, o foco foi na atualização do E-book de Acessibilidade nos Atrativos Turísticos, incluindo cinco novos locais acessíveis. A proposta de um guia de turismo sustentável foi apresentada, destacando iniciativas como o uso de energia renovável, compartilhamento de bicicletas elétricas e veículos elétricos na frota de táxis.

O Grupo de Trabalho Inovação e Tecnologia realizou duas edições do Conexão Curitiba DTI, reunindo startups e empresas do setor turístico para promover a inovação na cidade. Incentivos para a adoção de tecnologia foram evidenciados, como a implantação de áudio-guia na Torre Panorâmica e o teste de wi-fi gratuito em um dos ônibus da Linha Turismo.

Por fim, o Grupo de Trabalho Promoção e Marketing, Criatividade e Experiência destacou a realização de levantamentos de monitoramento dos comentários do TripAdvisor em atrativos turísticos locais, como a Feira do Largo da Ordem, Ópera de Arame, Parque Barigui, Bosque Alemão e Santa Felicidade. Dados essenciais para atualizações e compreensão do perfil dos visitantes. Os dados da pesquisa realizada em 2022, foram disponibilizados na landing page do Curitiba DTI.

Após a apresentação dos resultados foi realizada uma dinâmica proposta pelas articuladoras do Ecossistema Curitiba DTI, aberto a todos os participantes do comitê gestor a trazer possíveis ações a serem trabalhadas no ano que vem. Entre os temas, o Curitiba em 2 rodas, o Clube de Turismo e o Selo DTI.

A reunião encerrou-se com a projeção das metas para o próximo ano, consolidando o compromisso do Comitê em transformar Curitiba em um referencial de Destino Turístico Inteligente. O comitê reinicia os trabalhos na primeira semana de fevereiro de 2024, com reunião agendada para o dia 7.

Fonte: Prefeitura de Curitiba