Curitiba terá abordagens educativas em ruas e bares na Semana Nacional de Trânsito

Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2023, na sede da PRF-PR. Na imagem, a superintendente de trânsito Rosangela Battistella.

A Prefeitura de Curitiba preparou uma intensa programação para a Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta segunda-feira (18/9) e vai até o dia 25 de setembro. Entre os destaques, estão abordagens educativas em bares e ruas da capital. Todas as ações serão coordenadas pela Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran).

As atividades tiveram início com a abertura oficial da semana na tarde desta segunda-feira (18/9), na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Paraná (PRF-PR), em Curitiba, com a participação de órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil.

Representando Curitiba, a superintendente de trânsito Rosangela Battistella adiantou alguns dados do Relatórios do Programa Vida no Trânsito (PVT) que analisou os acidentes ocorridos em 2022 e que serão divulgados oficialmente nesta semana.

“Tivemos a felicidade em reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito em 2022 em relação ao ano anterior. Após anos, também conseguimos reduzir de forma significativa o número de mortes de motociclistas”, adiantou Battistella.

Segundo ela, o desafio deste ano é evitar a morte de pedestres. “Estamos investindo em campanhas e em abordagens para que as pessoas respeitem a faixa de pedestres. Curitiba precisa também ser bom exemplo nessa prática de parar o veículo para que o pedestre atravesse com segurança”, reforçou a superintendente de trânsito.

Programação

Além das ações específicas desenvolvidas pela EPTran, serão realizadas ações conjuntas com outras instituições de trânsito pelo Comitê Trânsito Seguro, e com organizações como o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Segundo o diretor da EPTran, Claudionor Agibert, a blitz educativa “Ajude seu anjo da guarda” é a grande novidade deste ano e será feita em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar). “O objetivo é conscientizar as pessoas dos perigos de dirigir depois de beber. O convite foi feito pela Abrabar e resolvemos atuar de forma educativa nesse trabalho”, explicou o diretor.

Segundo ele, as abordagens estão previstas para o fim de semana, no horário noturno, em que geralmente há um aumento de acidentes de trânsito envolvendo embriaguez ao volante.

Atividades programadas

19/9 – Terça-feira

9h – Abordagem educativa na Avenida Comendador Franco, após a Linha Férrea (Uberaba).

14h – Abordagem educativa na Avenida Wenceslau Braz, prox. Victor Hugo

20/9 – Quarta-feira

9h – Teatro no Centro de Educação Infantil Vila Real

9h – Abordagem educativa na Avenida Victor Ferreira do Amaral, próximo ao Pinheirão.

13h – Visita à Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Público-alvo: Cuidadores de Idosos

14h30 – Abordagem educativa na Praça Rui Barbosa

21/9 – Quinta-feira

8h – Palestra para alunos do Cindacta

9h – Abordagem educativa na Avenida Anita Garibaldi, em frente ao Posto Arabian

14h – Palestra para alunos do Cindacta

19h – Abordagem educativa em bares

22/9- Sexta-feira

9h – Abordagem educativa na Rua Brigadeiro Franco x Rua Conselheiro Dantas

14h30 – Abordagem educativa na Praça Tiradentes

19h – Abordagem educativa em bares

23/9 – Sábado

8h30 – Abordagem educativa no Parque Barigui

19h – Abordagem educativa em bares

25/9 – Segunda-feira

9h – Abordagem educativa na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 2.900.

Fonte: Prefeitura de Curitiba