Curitiba vai sediar encontro de ciência e tecnologia

Curitiba vai sediar encontro de ciência e tecnologia

 

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (29/8), o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. O encontro foi para formalizar o apoio da cidade na realização da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será sediada pela UFPR no período de 23 a 29 de julho de 2023.

“É uma honra receber esse encontro, uma alegria para Curitiba. Além de sediar o evento, nossa cidade será parceira em atividades pedagógicas, culturais e turísticas”, declarou Greca.

Neste ano, o encontro aconteceu em Brasília, na sede da Universidade de Brasília e durante o evento a cidade de Curitiba foi apresentada como a próxima sede.

“Desde que foi criado, Curitiba já sediou cinco vezes o nosso evento, e agora em 2023, depois de 37 anos, voltaremos à cidade”, declarou Ribeiro.

Ciência e Tecnologia

O objetivo da reunião anual é debater políticas públicas de ciência e tecnologia e difundir os avanços da ciência. Fundada em 1958, a entidade civil sem fins lucrativos é voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. 

Sediada em São Paulo, a SBPC representa mais de 160 sociedades científicas afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.

Em paralelo vai acontecer o encontro SBPC Jovem que inclui a Expotec (Feira de Ciências). Com a participação de alunos e em parceria com a Agência Curitiba será montada uma Vila da Inovação, no Centro Politécnico.

Presenças

Também participaram da reunião, o professor Ricardo Fonseca, reitor da UFPR; Graciela Muniz, vice-reitora UFPR; Mayara Carneiro, coordenadora de Extensão na UFPR; Helton José Alves, superintendente da UFPR; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo; e Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba