Curitibano ganha oito medalhas em jogos de transplantados nos EUA

Curitibano ganha oito medalhas em jogos de transplantados nos EUA

 

O atleta curitibano Walmir Ruthe Júnior, o Walmir Piu, conquistou oito medalhas no Transplant Games of América, realizados em agosto, em San Diego, na Califórnia.

Walmir já fez transplante de córnea três vezes. Ele foi recebido pelo prefeito Rafael Greca na tarde desta segunda-feira (22/8), no Palácio 29 de Março.

Participaram do encontro o vereador Nori Seto, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, Cristiane Ruthes (esposa de Walmir) e o assessor Giovani Razzolini.Competindo nas modalidades de triatlon e atletismo, Walmir ganhou sete medalhas de ouro e uma de prata.

“Walmir é um campeão na vida e nas pistas. Ele é um orgulho de Curitiba e também do Brasil”, enalteceu o prefeito Rafael Greca.

Jogos Brasileiros dos Transplantados

O atleta disse que sente grato por ter conseguido realizar por três vezes os transplantes e falou da importância da 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, que acontecerá em Curitiba de 1º a 4 de setembro.

“Como dizem os meus colegas, participar dos jogos será uma prova real para mim, para provar que eu realmente ganhei estas medalhas nos Estados Unidos”, brincou Walmir.

Os Jogos Brasileiros para Transplantados serão realizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Transplantados (ABTx).

As competições deste ano serão no Velódromo de Curitiba, no Centro de Esporte e Lazer Xaxim e no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser (Oswaldo Cruz) e vão reunir cinco modalidades: ciclismo, natação, corrida, tênis e triathlon.

Sobre a doação de órgãos, Walmir defendeu a desmistificação do tema. “É muito importante tratar deste assunto com a sociedade, mesmo sendo um tema delicado, porque transplantes salvam vidas”, disse. Ele pretende levar essa mensagem para os estudantes nas escolas, como forma de disseminar a ideia.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba