Curitibinhas dão show na orientação e na esgrima e levam o nome da cidade ao pódio

Curitibinhas dão show na orientação e na esgrima e levam o nome da cidade ao pódio

O Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint foi realizado de sexta-feira (17/11) a domingo (19/11) no Parque Granja do Torto e na Universidade de Brasília, com participação de curitbinhas que conquistaram resultados importantes.

A equipe de desempenho da Prefeitura, que faz parte do Programa Escola + Esporte = 10 de Orientação do CEL Carmo e que conta com atletas apoiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, fez bonito.

Rayssa Camargo Sintz ocupou o lugar mais alto do pódio na categoria Percurso – D16E. Já Leonardo Fernando Camargo Sintz ficou com o 2° lugar na H16E.  

Bruno Antônio Danker Lachovski Roberto subiu ao pódio como 3° lugar na categoria H18A. Phelipe Salome Silva de Almeida chegou em 4° lugar na H20E e Davi Meduna Zen também ficou entre os dez melhores na categoria H14 A.

Além deles, o Clube de Orientação Gralha Azul, apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do município, participou com 12 atletas, tendo como destaques os também Incentivados Juliane Henrichs Peres, que garantiu o 1° lugar categoria Adulto Elite, e Maria Clara Fregatti Rezende, medalha de ouro na categoria D20 Elite. Bernardo Lopes B Rempel garantiu o 3° lugar categoria H14 A.

Orientação

A orientação é um esporte que consiste em percorrer uma distância em terreno variado e desconhecido, onde o atleta tem que passar obrigatoriamente por determinados pontos (postos de controle) descritos em um mapa dado a cada concorrente. O participante pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, parabenizou o bom desempenho dos curitibanos.

“Apesar de ser um esporte pouco difundido no Brasil, a Orientação é uma das modalidades mais antigas do mundo e o número de praticantes cresce a cada dia. Aqui em Curitiba buscamos estimular as crianças a participar e conhecer diferentes práticas esportivas”, explicou.

Esgrima

No fim de semana também foi realizada, na cidade de São Paulo, a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro Infantil e Pré-cadete de Esgrima. Samuel Oliveira, 11 anos, aluno no CEL Afonso Botelho, garantiu medalha de bronze no sabre categoria Sub 11. Samuel é aluno do professor Ícaro Zagrobelny do Projeto Esgrima na Praça, uma parceria da Smelj, Paraná Esgrima e Instituto Mais Esporte.

No total nove alunos participam da competição e representaram a Curitiba no Brasileiro. Na categoria U9, Henrique Lopes foi 5° lugar masculino; Manuela Hansen ficou em 5° lugar; e João Costa foi o 6° colocado. Além deles, representaram Curitiba Heron Bravo, João Costa, Giovana Girard e Ana Clara Oliveira. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba