Curitibinhas podem ajudar a preservar o habitat dos chimpanzés

Curitibinhas podem ajudar a preservar o habitat dos chimpanzés


Bob e Pipo, os chimpanzés que vivem no Zoológico de Curitiba, serão as companhias de férias dos curitibinhas na unidade de conservação do Alto Boqueirão. A programação do mês de julho tem edição especial comemorativa ao World Chimpanzee Day (dia do chimpanzé, em 14 de julho), data que se propõe a alertar mundialmente para a extinção da espécie originária do continente africano.

Além das atividades de educação ambiental, o Zoo vira ponto de recolhimento de aparelhos de telefone celular sem uso ao longo do mês, também como forma de ajudar na conservação dos animais. “Os primatas têm seus habitats destruídos pela exploração de metais usados na fabricação dos equipamentos”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Os aparelhos coletados serão destinados pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente às Associações do Ecocidadão.

Na agenda

As atividades com o público vão acontecer às terças-feiras pela manhã e à tarde e às quintas e sextas à tarde, já a partir desta terça-feira (12/7). O Zoo funciona de terça a domingo, das 10h às 16h e tem entrada gratuita, sem a necessidade de agendamento para a visitação. 

Na programação, vai ser possível saber mais sobre o Bob e como ele chegou ao Zoo, além de mais informações sobre esses animais tão curiosos. Nativos da África, eles são bastante semelhantes aos seres humanos e têm habilidades para desenvolver ferramentas com gravetos e pedras para quebrar sementes e frutos para alimentação e defesa.

Estão ameaçados de extinção e a população se encontra em decréscimo acentuado. Hoje, há menos de 300 mil indivíduos em vida livre, segundo as estimativas.

Os chimps do Zoo

Bob chegou ao Zoo em 2008 e, com base em seu histórico de vida, estima-se que tenha 59 anos de idade. Ele viveu em um circo por muito tempo, até ser resgatado e levado, inicialmente, ao Zoológico de Pomerode (SC). Aqui já vive em um recinto confortável, com alimentação balanceada, cuidados para conforto térmico e bem-estar.

Pipo, que tem 47 anos de idade, morava em um sítio na Ilha de Guaratiba (RJ) antes de ser doado ao Rio Zoo no ano de 1981. Ele chegou a Curitiba no final do segundo semestre de 2019, quando começaram as ações de adaptação do animal e também da convivência entre os dois chimpanzés.

A aproximação dos animais foi uma ação integrada entre os Zoos do Rio e de Curitiba em busca de melhorar as condições de bem-estar dos dois indivíduos, que são seres sociais.

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba. 

LEIA MAIS:

Serviço:

Férias no Zoo com Chimpanzee Day

Endereço: Rua João Miqueletto, 1500

Atividades interativas

Data: Terças (o dia todo); quintas e sextas (à tarde), até 31 de julho

Horário: das 10h às 16h

Coleta de aparelhos de telefone celular

Data: de terça a domingo, até 31 de julho

Horário: das 10h às 16h

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba