Curso gratuito ensina a dançar ritmos gaúchos no Fazendinha

Curso gratuito ensina a dançar ritmos gaúchos no Fazendinha

Todas as noites de terça-feira, a Rua da Cidadania Fazendinha/Portão se transforma em um grande salão para a aula de dança de ritmos gaúchos. Ali, 25 casais e 16 mulheres treinam os passos para fazer bonito em um baile gaúcho.

A ação faz parte do projeto “Me ajude, que eu te ajudo”, uma parceria entre a Regional Fazendinha/Portão com o grupo Passos Gaúchos, coordenado pelo professor Juvelino Oliveira da Silva, o Juva.

Ainda há vagas para homens no grupo. Os participantes não pagam inscrição nem mensalidade.

Ao final do curso, composto de dez a 12 aulas práticas, os alunos participam de um baile gaúcho de formatura, auxiliando na promoção do evento.

Os aprendizes são instruídos nos ritmos vanera, xote bugio, rancheira, chamamé, milonga, valsa, marchinha e xote segurado.

Tradição gaúcha

“Eu faço este trabalho há 25 anos divulgando a tradição gaúcha, tendo o apoio da minha esposa e dos meus filhos nesse projeto”, explicou o professor Juva, que é gaúcho nascido em Passo Fundo (RS).

O projeto de aulas de dança do professor Juva já percorreu várias cidades da região metropolitana, difundindo a arte da dança e tradição gaúcha de forma gratuita.

Algumas modalidades do curso têm duração de até três meses de aulas, tornando os participantes aptos a dançar bailes em qualquer região do país e usar a tradicional pilcha, traje típico dos peões e prendas.


Serviço: Aula de Dança Gaúcha 

Vagas abertas para o público masculino

Todas as terças, às 20h

Rua da Cidadania Fazendinha/Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba