Descubra tudo sobre abelhas e técnicas de compostagem na Fazenda Urbana de Curitiba

Fazenda Urbana tem inscrições abertas para cursos de setembro. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Estão abertas as inscrições para os cursos do mês de setembro na Fazenda Urbana do Cajuru. Os cursos estão relacionados à agricultura urbana, sustentabilidade e preservação ambiental, proporcionando uma oportunidade única para os interessados se capacitarem e contribuírem para um ambiente melhor.

No dia 11 de setembro, o Curso de Meliponicultura vai mostrar o fascinante mundo das abelhas sem ferrão e apresentar os segredos da criação de abelhas nativas e suas contribuições vitais para a biodiversidade local.

O participante aprenderá desde noções sobre abelhas africanizadas e abelhas sociais nativas até a exploração de produtos das abelhas. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Técnicas de compostagem

No dia 12 de setembro, o curso de Técnicas de Compostagem vai ensinar a transformar resíduos orgânicos em recursos valiosos através das Técnicas de Compostagem.

Sob a orientação do instrutor Luiz Guilherme Scharf, os participantes descobrirão maneiras de reutilizar materiais orgânicos ricos em nutrientes para melhorar a fertilidade do solo. Este curso de três horas mostrará como criar compostos de alta qualidade, contribuindo para um solo mais saudável e uma cidade mais sustentável.

Controle alternativo de pragas

Já no dia 19 de setembro, o curso de Controle Alternativo de Pragas em Hortas Urbanas, ministrado pelos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, terá aulas teóricas e práticas para os participantes identificarem pragas e inimigos naturais, bem como técnicas para controlá-los, promovendo colheitas saudáveis e ecológicas.

Horta urbana

E fechando a programação, no dia 26 de setembro, o curso Aprendendo a Fazer Sua Horta Urbana com os instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo terá dicas e técnicas essenciais para criar e manter uma própria horta urbana. Desde a escolha do local até o plantio e a colheita, este curso de seis horas proporcionará uma compreensão abrangente do cultivo em ambientes urbanos.

Como participar

As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda Urbana, Marcos Rosa, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso.

“As vagas são limitadas. Caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outra pessoa”, salientou Marcos.

É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.

Os cursos e oficinas realizados na Fazenda Urbana, fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba