Dia do Patrimônio terá visitas guiadas e acesso para o público PcD

Dia do Patrimônio terá visitas guiadas e acesso para o público PcD


De quinta-feira (11/8) a sábado (13/8), os curitibanos têm uma nova chance de conhecer a história da cidade de um jeito diferente. O Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no São Francisco, abre suas portas para as visitas guiadas em três novas sessões noturnas alusivas ao Dia do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto.

As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba a partir das 12h desta quarta-feira (10/8). São 60 vagas disponíveis por dia e as visitas têm três horas de duração, das 19h às 22h. Veja mais detalhes abaixo.

No sábado, a visita noturna é também acessível a pessoas com deficiência (PcDs), com o apoio e parceria da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba e da audiodescritora Raquel Carissimi. Durante o trajeto, haverá também interpretação em Libras. Metade das vagas é exclusiva para PcDs na data.

“O patrimônio é de todos e para todos, por isso é tão importante promover uma nova edição voltada às pessoas com deficiência”, afirma a diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clarissa Grassi.

O percurso vai ser especial para explicar o processo de tombamento do equipamento público que completa 168 anos em 2022.

As visitas ao Cemitério Municipal foram retomadas em maio deste ano, após a interrupção devido à pandemia. Mais de oito mil pessoas já participaram da atividade, desde 2017, quando ela foi institucionalizada.

Além da visita noturna, são realizadas também a visita padrão e as temáticas. Em breve, devem ser anunciadas novas datas.

Edição especial

Uma visita especial voltada principalmente aos arquitetos e urbanistas registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) e para os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural ocorre no dia 16 de agosto (terça-feira), das 9h às 12h, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Os interessados poderão fazer a inscrição pelo site do CAU-PR.

Para o presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, a visita ao cemitério valoriza o mês do patrimônio histórico. “Nesta visita é possível também perceber aspectos arquitetônicos de cada época nas lápides e mausoléus construídos pelas diferentes famílias, em diferentes períodos”, pontua.


Serviço: visitas guiadas ao Cemitério Municipal

Datas: quinta (11/8) e sexta (12/8)

Horário: das 19h às 22h

Inscrições: guia.curitiba.pr.gov.br 

Visita guiada acessível ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Data: sábado (13/8)

Horário: das 19h às 22h

Inscrições gerais (30 vagas): guia.curitiba.pr.gov.br 

Inscrições PcDs (30 vagas):  guia.curitiba.pr.gov.br

Visita guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula – edição especial para o CAU-PR

Data: 16/8 (terça-feira)

Horário: das 9h às 12h

Inscrições: caupr.gov.br

Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, São Francisco)

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba