Do terraço ao subsolo, Cine Passeio será ocupado pela 41ª Oficina de Música de Curitiba

Do terraço ao subsolo, Cine Passeio será ocupado pela 41ª Oficina de Música de Curitiba

Do terraço ao subsolo, o Cine Passeio também integra a 41ª Oficina de Música de Curitiba com uma programação especial e gratuita. Parte das atrações são em homenagem ao centenário de falecimento do compositor de óperas italiano Giacomo Puccini. Da abertura ao encerramento, serão apresentadas cinco obras do artista além de filmes musicais como Nasce uma estrela e Rocketman. Os ingressos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência de cada sessão. 

Ópera na tela 

A Mostra Puccini destaca o legado atemporal e a significativa contribuição do compositor para a música clássica. Nesta mostra serão apresentadas as principais obras de Puccini, como Madama Butterfly, Gianni Schicchi, Il Tabarro, Tosca e Suor Angelica.

Em Madama Butterfly, uma das óperas mais marcantes de Puccini, a história se desenrola no Japão, no início do século XX, e centra-se no trágico amor entre Cio-Cio-San, uma jovem japonesa conhecida como Butterfly, e o tenente naval americano B.F. Pinkerton. Pinkerton casa-se com Butterfly temporariamente, mas seu compromisso é efêmero, deixando Butterfly sozinha e grávida.

A ópera Tosca, outra obra-prima de Puccini, é uma intensa narrativa dramática ambientada em Roma. O enredo gira em torno da cantora lírica Floria Tosca, seu amante Mario Cavaradossi e o sinistro chefe de polícia Scarpia. Com intriga política, paixão e tragédia, Tosca é conhecida por sua intensidade emocional e por apresentar algumas das árias mais impactantes do repertório operístico.

As exibições destas obras ocorrem todos os sábados e domingos durante a 41ª Oficina de Música, e levam ao público a oportunidade de se envolver na beleza e na emoção das composições de Puccini.

Oficina no terraço 

De quinta-feira (1/2) a domingo (4/2), às 19h, as sessões no terraço do Cine Passeio trazem filmes onde a música e as histórias ganham vida. A programação inclui a exibição de quatro filmes: Rocketman, Aqui É O Meu Lugar, Nasce Uma Estrela e Yesterday. Caso chova as sessões são canceladas.

No indicado ao Oscar de melhor canção, Nasce uma Estrela, Jackson Maine, um cantor no auge da fama, conhece Ally, uma cantora insegura que trabalha em um restaurante. Jackson, encantado pelo talento de Ally, decide apoiá-la. Enquanto Ally ascende ao estrelato, Jackson enfrenta uma crise pessoal e profissional devido aos seus problemas com o álcool.

A cinebiografia Rocketman mostra a trajetória de como o tímido Reginald Dwight se transformou em Elton John, ícone da música pop, em uma história recontada através da releitura das músicas do superstar.

Na dramédia Yesterday, após Jack Malik sofrer um acidente, o cantor-compositor acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

Aqui É o Meu Lugar narra a história de Cheyenne, uma estrela da música com 50 anos de idade, afastado dos palcos por mais de duas décadas, que vive uma vida angustiante. Ao receber a notícia da grave doença de seu pai, ele decide visitá-lo em Nova Iorque e chega tarde demais. Determinado a encontrar o responsável pela aflição de seu pai nos tempos de guerra, ele parte numa jornada em busca de descobertas.

Além das projeções no terraço, na sala Valêncio Xavier, ocorrerá a exibição de quatro episódios da série Desvendando o Violão Expandido. Nessa série dedicada à técnica expandida para violão, apresentada pelo violonista Mário da Silva, diversos artistas são entrevistados para explorar e debater sobre as técnicas para violão, incluindo aspectos como ritmos e processos criativos. 

Serviço 

Cine Passeio

Rua Riachuelo, 410 – Centro

Retirada de ingressos 60 minutos antes do início da sessão na bilheteria do espaço.  

25/1 (QUI) E 28/1 (DOM) 

GIANNI SCHICCI – 17h50

Classificação: Livre 

Gratuito

27/1 (SAB) E 28/1 (DOM) 

MADAME BUTTERFLY – 10h15

Classificação: Livre 

Gratuito

26/1 (SEX) E 30/1 (TER) 

SUOR ANGELICA – 17h50

Classificação: Livre 

Gratuito

27/1 (SAB) E 31/1 (QUA) 

IL TABARRO – 17h50

Classificação: Livre 

Gratuito

27/1 (SAB)

DESVENDANDO O VIOLÃO EXPANDIDO -16 às 18h

Direção – Anai Bagnolin

Sala Valêncio Xavier Gratuito 

Classificação: Livre

3/2 (SAB) E 4/2 (DOM)

TOSCA

Classificação: Livre 

Gratuito

OFICINA DE MÚSICA NO TERRAÇO

1/2 (QUI)

AQUI É O MEU LUG:

Direção: Paolo Sorrentino

Classificação: 12 anos

Gratuito

2/2 (SEX)

ROCKETMAN – 19h

Direção: Dexter Fletcher

Classificação: 16 anos

Gratuito

3/2 (SAB)

NASCE UMA ESTRELA – 19h

Direção: Bradley Cooper

Classificação: 16 anos

Gratuito

4/2 (DOM)

YESTERDAY -19h

Direção: Danny Boyle

Classificação: 16 anos 

Gratuito

A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Fonte: Prefeitura de Curitiba