Domingo vai ser realizada, em Curitiba, a 6ª Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas

Domingo vai ser realizada, em Curitiba, a 6ª Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas

Reserve a manhã deste domingo (10/12) em sua agenda e vista um #looklaranja para fazer parte da 6ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil em parceria com a Prefeitura de Curitiba, através da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná.

A ação integra o encerramento da campanha da ONU dos 16 Dias de Ativismo, promovendo conscientização e mobilização. O movimento neste fim de semana acontecerá em várias cidades do Brasil e do mundo. Em Curitiba, a caminhada acontece no Parque Barigui, em frente ao Salão de Atos, a partir das 9 horas. 

Representantes de órgãos públicos e grupos que atuam na defesa da mulher estarão presentes, fortalecendo o coro por um basta à violência contra mulheres e meninas.

Sociedade em alerta

A mobilização no Brasil se estende por 21 dias. Começou em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, em reconhecimento ao fato de que mulheres negras são as maiores vítimas da violência, e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a caminhada. 

“Essa campanha global visa unir a sociedade civil em torno do propósito de combater a violência de gênero. A violência contra a mulher é um problema que transcende fronteiras e impacta toda a sociedade”, salienta Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

O Comitê de Combate à Violência contra Mulheres e Meninas do Grupo Mulheres do Brasil alerta para essa questão global e convoca a população a participar ativamente da caminhada. Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo de suas vidas simplesmente por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias do grupo.

Serviço

Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

Data: 10 de dezembro

Horário: Concentração a partir das 9h

Local: Parque Barigui, em frente ao Salão de Atos

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba