Eduardo Pimentel acompanha, em Curitiba, o início do mutirão que fará 800 castrações gratuitas de cães e gatos na Vila Pantanal

Eduardo Pimentel acompanha, em Curitiba, o início do mutirão que fará 800 castrações gratuitas de cães e gatos na Vila Pantanal

A Unidade Móvel de castração está nesta semana na Vila Pantanal para fazer castrações gratuitas de cães e gatos dos moradores da região. A ação é resultado do termo de fomento assinado pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba com a ONG Associação do Amigo Animal. O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, fez a abertura do evento nesta segunda-feira (27/11). Serão feitas 800 castrações gratuitas de cães e gatos na Vila Pantanal.

No mês de outubro, durante a Semana de Proteção Animal de Curitiba, Eduardo Pimentel anunciou os investimentos e a assinatura de novas parcerias com as Organizações Não Governamentais (ONGs) Associação Projeto Ajudei e Associação do Amigo Animal para ações clínicas em bairros e realização de cirurgias de castração, respectivamente, em conjunto com a Rede de Proteção Animal. O termo de fomento para a ação na Vila Pantanal foi possível graças a uma emenda coletiva de vereadores que destinou R$ 280 mil para ações de castração em Curitiba.

As cirurgias na Vila Pantanal estão sendo feitas ao lado da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, na Rua Maria Marques de Camargo, 330, Alto Boqueirão. As castrações acontecem das 8h às 16h, até sábado (2/12). Os agendamentos dos moradores já foram feitos pela ONG Associação do Amigo Animal, que ficou duas semanas na Vila Pantanal fazendo a mobilização e cadastrando os moradores. 

“O mutirão de castração é um importante serviço da Prefeitura de Curitiba para cuidar da saúde dos nossos amigos cães e gatos, para prevenirmos que os bairros tenham uma superpopulação de animais nas ruas. Essas cirurgias aumentam a qualidade de vida e o bem-estar animal”, disse Eduardo Pimentel, que agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores com a emenda destinada para os serviços de castração. 

Atendimento local

Os moradores da Vila Pantanal e do Alto Boqueirão saíram satisfeitos com o atendimento neste primeiro dia de mutirão de castração. Sinézio Pereira levou os cães Chicó e Lyon para serem castrados. “É muito importante esse serviço da Prefeitura, assim se evita que mais animais fiquem nas ruas. Estes dois cachorros eu adotei nas ruas, eles foram abandonados”, explicou Pereira. 

Carlos Pereira da Silva mora na Vila Pantanal e aproveitou o mutirão para castrar o cachorro Pingo. “É bom a gente cuidar da saúde dos bichos. Essa é a primeira vez que venho num mutirão de castração e achei muito bom o atendimento”, afirmou Silva. 

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, explicou que a parceria com a ONG Associação do Amigo Animal proporcionou esse atendimento local, específico na Vila Pantanal. “Aqui temos muitos animais soltos na rua e pessoas com maior vulnerabilidade social. Por isso é importante trazer esse mutirão de castração perto do local onde essas pessoas moram”, disse Evaristo. 

Programa municipal

Desde 2017, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba promove de forma intensificada, entre outras atividades, as ações de castração de animais como política pública para promoção da saúde única e evitar o abandono de crias indesejadas. Desde então, mais de 114 mil cães e gatos foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita.

Escola 

Depois da abertura do mutirão de castração, o vice-prefeito Eduardo Pimentel também visitou a Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, onde estudam 308 estudantes, sendo 160 no período integral. Eduardo Pimentel conheceu o funcionamento da escola, viu algumas exposições dos estudantes e conversou com crianças e com a diretora Luzia Lopes.

Presenças 

Também participaram da abertura do mutirão de castrações na Vila Pantanal a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; o deputado estadual Alexandre Amaro; os vereadores Tico Kuzma, João da 5 Irmãos, Sargento Tânia Guerreiro, Oscalino do Povo e Osias Moraes; e o presidente da ONG Associação do Amigo Animal, Marcelo Misga.

Fonte: Prefeitura de Curitiba