Eduardo Pimentel acompanha Rito de Criação da Província Redentorista de Curitiba

Eduardo Pimentel acompanha Rito de Criação da Província Redentorista de Curitiba

O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, prestigiou nesta sexta-feira (8/12), no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, a Santa Missa com o Rito de Criação da Província Redentorista de Curitiba. Na cerimônia, Pimentel destacou a importância do novo tributo oficial a Curitiba e a favor da população.

“Curitiba concentra agora os ofícios mais importantes e a organização da fé, quando sedia o novo Governo da Província Redentora, fortalece o trabalho humanista fundamental da Igreja, em perfeito alinhamento com a política pública prioritária de ação social e respeito às pessoas promovida em nossa cidade”, disse.

Novo Governo Provincial

Celebrada pelo Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, Padre Rogério Gomes, a missa contou com a presença de padres, missionários redentoristas, confrades e religiosos de vários estados do Brasil, autoridades públicas, fieis, imprensa e comunidade em geral.

O evento consagrou em rito, homilia e profissão de fé o Padre Edilei Rosa da Silva como novo Superior Provincial e também os membros efetivos do novo Governo Provincial de Curitiba, ao unificar as províncias redentoristas de Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Curitiba, no Paraná, em uma única Província.

Fusão Provincial

Com a fusão oficial, apenas a Província Redentorista de Curitiba passará a organizar o clérigo, os ofícios, a disciplina, a hierarquia e as demandas sociais lideradas pela Igreja Católica no âmbito administrativo das quatro cidades antes separadas em províncias individuais.

“Hoje celebramos a criação da Província Redentorista de Curitiba que vem da união das unidades Campo Grande, Manaus e Porto Alegre. Assume também nessa celebração o primeiro Governo Provincial eleito dessa nova unidade, por quem já colocamos nossas intenções especiais”, salientou durante o rito oficial, o Superior Geral das Províncias do Brasil, Padre Rogério Gomes.

Comunhão da fé

Na cerimônia de leitura do Decreto da Criação da Província de Curitiba, marcada por cantos canônicos, ritos de fé e muita emoção, o novo Superior Geral Provincial, o Padre Edilei Rosa da Silva, garantiu a comunhão dos ofícios da Igreja, dispositivos de fé e a observação das leis eclesiásticas contidas no Código do Direito Canônico.

“Ao assumir o ofício de Superior Provincial da Província Redentorista de Curitiba, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica. Com ainda grande diligência e fidelidade, desempenharei os ofícios, pelos quais estou ligado em função da Igreja, transmitindo a fé às pessoas”, ressaltou.

Sobre Padre Edilei Rosa Silva

Padre Edilei Rosa Silva nasceu em Ivaiporã/PR no dia 23 de outubro de 1979. Fez sua Primeira Profissão Religiosa em 2007 e foi ordenado sacerdote no dia 4 de dezembro de 2010, em Curitiba.

Trabalhou na Equipe Missionária, em Aquidauana (MS), na Promoção Vocacional, formador do Aspirantado, em Curitiba, vice-ecônomo provincial. Foi eleito superior provincial em 2015, no dia 9 de novembro e em 2018 reeleito para o quadriênio (2019-2022).

No dia 1.º de janeiro de 2023, Padre Edilei também tomou posse, em Santa Missa, como novo administrador do Santuário Perpétuo Socorro. Na cerimônia, o religioso destacou a sequência dos trabalhos missionários em Curitiba, com foco e prevalência no acolhimento e também na evangelização dos fieis e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fonte: Prefeitura de Curitiba