Eduardo Pimentel entrega Centro de Esporte e Lazer João Derosso, em Curitiba, revitalizado

Eduardo Pimentel entrega Centro de Esporte e Lazer João Derosso, em Curitiba, revitalizado

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhado do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, entregou nessa segunda-feira (4/12) à comunidade esportiva curitibana a revitalização e reforma do Centro de Esporte e Lazer João Derosso, no Xaxim.

O espaço passou por uma revitalização com reformas grandiosas no ginásio, privilegiando a acessibilidade para o Paradesporto. O local foi transformando em um centro ideal para aulas, treinamentos e grandes eventos esportivos.

“É com muita alegria e satisfação que estamos entregando mais essa importante reforma que vai melhorar ainda mais as condições de treinamento de nossos paratletas. Eles agora têm mais um espaço todo adaptado e preparado para recebê-los”, afirmou Eduardo Pimentel.

A reforma incluiu a construção de uma sala exclusiva para as cadeiras de rodas (necessárias para as práticas adaptadas e que eram guardadas em vestiários), foi feito um novo projeto de iluminação e a estrutura hidráulica foi substituída.

Além disso, um antigo elevador foi revitalizado e portas de acesso serão alargadas. Nas quadras esportivas foram feitas uma correção do piso e a pintura nova. Sob parte da área da antiga arquibancada foi instalada uma cisterna para captação e aproveitamento da água da chuva e, na parte externa, calçadas foram refeitas e uma rampa de acesso, coberta.

Cincler Trevisan, que é cadeirante e atleta do Tênis de Mesa, ficou encantado e muito satisfeito com o novo Centro de Esporte e Lazer.

“O espaço ficou muito bacana. Tudo que existe de mais moderno e que nos ajuda nos deslocamentos, higiene e na prática esportiva, propriamente dita, é possível encontrar aqui. Tudo foi muito bem feito, a circulação de ar é fantástica, ficou nota dez”, disse Cincler.

Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, essa revitalização é mais um objetivo alcançado na gestão do Prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel.  Segundo Pijak, o paradesporto curitibano ganhou mais um equipamento de excelência que ajuda a descobrir novos talentos e na evolução dos que já praticam as mais diversas modalidades do paradesporto.  

“O Centro de Esporte e Lazer João Derosso vai nos ajudar a potencializar resultados de políticas públicas que visam à inclusão social, à melhoria das condições de vida e à promoção da igualdade racial, de gênero e de deficiências, por meio da integração do esporte e da atividade física a ações nas áreas da saúde, da educação, da assistência social”, concluiu Pijak.

Troféus

Ao som da Banda Tátil, formada por músicos cegos, o vice-prefeito Eduardo Pimentel também recepcionou os atletas e paratletas curitibanos que conquistaram o título de campões gerais no Parajaps (Jogos abertos do Paraná do Paradesporto) e no Jojups (Jogos da Juventude do Paraná).

“Eu tenho muito orgulho de vocês, que tão bem representaram nossa cidade nas principais competições esportivas de nosso estado. Eu agradeço o empenho e dedicação de todos e afirmo a vocês que vamos continuar investindo pesado no esporte para que cada vez mais atletas e paratletas de nossa cidade se tornem destaques nacionais e internacionais. Viva o Esporte e Viva Curitiba”, concluiu Eduardo.

O Parajaps, este ano, aconteceu em Foz do Iguaçu, realizado pela Paraná Esporte. A competição conta com expressiva participação de alunos com deficiência que representam seus municípios em competições de diferentes modalidades paradesportivas. Os objetivos centrais são o favorecimento do desenvolvimento global dos alunos e sua integração com a sociedade através da prática do paradesporto.

Já os Jojups em 2023 foram disputados em Londrina, também realizados pela Paraná Esporte. Os jogos contam com expressiva participação de jovens entre 15 e 17 anos que representam seus municípios em competições de diversas modalidades.

Kits Esportivos

Para fechar a festa com chave de ouro, a Smelj também entregou a 58 entidades sociais comunitárias, sem fins lucrativos, kits de material esportivo, fruto de cooperação técnica para desenvolvimento de ações esportivas em espaços destas entidades, bem como logradouros públicos como praças e quadras poliesportivas, para o fortalecimento do esporte nos bairros da cidade.

Foram entregues materiais para a prática de diversas modalidades como futebol de campo, futebol de areia, futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, tênis de mesa, tênis, lutas, natação, atletismo, capoeira, esgrima, patinação e badminton.

Presenças

Além dos atletas, paratletas, representantes de entidades sociais comunitárias e representantes da família do ex-vereador João Derosso, que empresta seu nome ao Centro de Esporte e Lazer, também estiveram presentes os vereadores de Curitiba Tico Kusma, Mauro Bobato, João da 5 irmãos, Beto Moraes e Marciano Alves; e os administradores regionais do Boqueirão, Ricardo Dias, do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, e do Portão, Gerson Gunha.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba