Em clima de Outubro Rosa, sábado de sol foi convite para o lazer em Curitiba. Domingo tem mais

Em clima de Outubro Rosa, sábado de sol foi convite para o lazer em Curitiba. Domingo tem mais

O dia de sol foi um convite para que os curitibanos aproveitassem a programação de esporte e lazer da Prefeitura, neste sábado (22/10), que teve como destaque atividades ligadas ao Outubro Rosa, no Água Verde e Boqueirão. Mas a população também participou do Lazer na XV, no Centro, e se divertiu nos bairros, em espaços públicos na CIC, Alto Boqueirão, Cajuru e Ganchinho. No domingo (23/10), a programação continua com destaque para a Corrida Smart no Boqueirão, Arcadas Recreativas no São Francisco e Passeio Ciclistico Outubro Rosa no Sítio Cercado. 

Na manhã deste sábado (22/10), no Água Verde, um grupo de cerca de 50 pessoas, a maioria de mulheres, subia e descia a íngreme escadaria da Praça Afonso Botelho, num verdadeiro teste de resistência.  A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), fazia parte da programação especial do Outubro Rosa em Curitiba, mês de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

A iniciativa se soma às demais ações que a Prefeitura promove no âmbito do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

Usando roupas e adereços da cor rosa, o grupo participou de atividades de ginástica funcional, dança, alongamento e Muay Thai, além de sorteios de brindes.

“Esta ação é uma parceria com a academia WePlay. A Smelj forneceu os equipamentos e o espaço e a academia trouxe os professores para coordenar as atividades”, explicou Ivo Muller Jr., supervisor do Centro de Esportes e Lazer (CEL) da Praça Afonso Botelho.

O tempo ensolarado trouxe ainda mais alto astral para os participantes. Buscando acolher toda a família, a Smelj montou um circuito de bike e trouxe jogos de tabuleiros para as crianças.

Para reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama, Ivo Muller explicou que durante este mês, em pelo menos uma modalidade do dia, é abordada a temática do Outubro Rosa no CEL Afonso Botelho.

Cuidados permanentes

A campanha busca a chamar a atenção neste mês específico, mas os cuidados com a saúde devem ser permanentes.


“A gente precisa pensar a saúde da mulher o ano todo e no mês de outubro deve servir como um reforço a esse cuidado, especialmente com o câncer de mama e o câncer de colo de útero”, disse Gladys Haluch, 58 anos, integrante da Associação Amigas da Mama.

Ela também comentou que o monitoramento da saúde deve se estender para todo o corpo. “O autoexame é importante, mas é importante ter atenção para o corpo todo. Qualquer anomalia deve ser verificada”, aconselhou.

Gladys citou também a importância de ações preventivas. “Veja o caso do câncer de colo de útero. Nós temos uma vacina  gratuita contra o HPV, que causa esta doença. Então, se as pessoas investirem no autocuidado, nós poderemos ter toda uma geração imune a este tipo de câncer”, citou.

Mais uma vencedora

A empresária Márcia Massan, 44 anos, da academia WePlay, com três unidades em Curitiba, disse que recentemente viveu de perto o problema que mais atinge as mulheres.


“Eu tive câncer de mama há dois anos. Ainda estou me recuperando. Descobri através do autoexame. Como estava no início, a resposta ao tratamento foi muito boa. E o que ajudou bastante também foram os hábitos saudáveis, como prática de exercícios e dieta equilibrada, que eu sempre cultivei”, revelou.


Márcia explicou que sempre aborda em sua academia a importância da prevenção à doença. “A gente percebe que quando a gente toca no assunto parece que cai a ficha para algumas mulheres para cuidar mais da saúde. Outras ainda revelam que estão tratando o câncer e querem trocar experiências”, citou.

Pronta para atender

Além das campanhas de alerta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que a rede municipal de saúde está pronta para atender e realizar os exames de rotina, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, durante todo o ano.

O exame citopatológico de colo do útero, conhecido como preventivo, é realizado diretamente na unidade de saúde. Já o exame de mamografia é realizado nos prestadores de serviço.

Baixa procura

Ainda existe um longo caminho para conscientizar a população a adotar ações de prevenção no combate a doenças como o câncer de mama. Para isso basta ver os números.

Em 2021, por exemplo, foram ofertadas 105,8 mil mamografias pela SMS e foram agendadas 52,6 mil, mas só houve comparecimento a 27,7 mil, que é o total de exames efetivamente realizados no último ano. 


O absenteísmo não ocorreu apenas durante “anos pandêmicos”. Em 2019, ano pré-pandemia, foram disponibilizadas 85,8 mil mamografias, 62,9 mil foram agendas e apenas 49,6 mil efetivamente realizadas.

Incidência alta

O câncer de mama em Curitiba, assim como no restante do país, é o tipo de câncer com maior incidência na população feminina, excluído o câncer de pele não melanoma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil por ano. No Paraná, foram estimados 3.470 casos novos por ano. E, em Curitiba, a estimativa é de 570 novos casos de câncer de mama por ano. 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA). O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

No Boqueirão

A Prefeitura de Curitiba também promoveu, neste sábado (22/10), uma atividade ligada à conscientização sobre a importância do autoexame de mama no Boqueirão. A partir das 9h, ocorreu a caminhada Outubro Rosa Boqueirão. A caminhada partiu do Centro de Esporte e Lazer Carmo, indo até a passarela do Hauer e retornando ao Centro de Esporte e Lazer Carmo,.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba