Em Curitiba, Eduardo Kobra fala sobre a arte urbana na construção de uma cidade inteligente

No segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2024, nesta quinta-feira (21/3), o artista Eduardo Kobra falou sobre porquê a arte urbana faz secção de uma cidade inteligente. “Quanto mais humanizado é um lugar, melhor para toda a população. A arte tem um poder de transformação”, afirma. 

Eduardo Kobra contou porquê foi o trajectória até se tornar um dos muralistas mais reconhecidos da atualidade. “A cidade era o lugar onde eu podia me expressar, o suporte para os temas que queria falar”, diz.

Nascido na periferia de São Paulo, hoje ele estampa murais em fachadas dos cinco continentes. Em Curitiba, trabalhou em um pintura para um empreendimento em construção no Bigorrilho, em 2022. 

O artista retrata mensagens de silêncio, tolerância e reverência aos povos nas artes que produz. “As pessoas se conscientizam através dos painéis, ajuda a fabricar uma responsabilidade coletiva”, explica. 

Para ele, as expressões artísticas são antídotos para a melhoria dos espaços urbanos. “A arte é a revitalização de espaços e oportunidade de vida para talentos”, afirma o muralista. 

Curitiba tem ações que tornam a arte mais próxima da cidade. Instrumento online facilita os pedidos de licença para artes urbanas. Isso agiliza estudo e aprovação, a partir da sanção da Lei 16.237/2023, assinada pelo prefeito Rafael Greca.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba