Em sábado de sol, torneio de beach tennis empolga iniciantes da modalidade que atrai cada vez mais gente

Em sábado de sol, torneio de beach tennis empolga iniciantes da modalidade que atrai cada vez mais gente

 

Cerca de 100 praticantes do beach tennis, o tênis de praia ou tênis de areia, participaram, neste sábado (27/8), no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Avelino Vieira, no Bacacheri, do primeiro torneio aberto para os praticantes da modalidade que são iniciantes. 

A atividade, que faz parte da programação preparada pela equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para o Agosto Jovem, começou pela categoria feminino e depois houve a disputa entre as duplas mistas.

A competição foi na cancha de areia implantada recentemente no espaço da Prefeitura de Curitiba. Jogadores que fazem aulas nas unidades municipais e os que frequentam outros locais da cidade puderam se inscrever.

A modalidade desafiadora e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades tem atraído cada vez mais gente. “O beach tennis é uma atividade física completa, dinâmica e muito divertida. É viciante, a gente começa e não quer mais parar”, resume a psicóloga baiana Luciana Yamamoto, 37 anos, que mora em Curitiba há nove anos, e participou do torneio.

Ela foi convencida a experimentar o esporte pela professora Vanessa Melina Cotrim Rojas, que dava aulas de badminton para os filhos de Luciana. Vanessa é coordenadora do CEL do Bacacheri.

“Nunca tinha ouvido falar do beach tennis. Odeio academia, sempre pratiquei a capoeira. Considero o esporte muito importante na formação da pessoa. O que a gente precisa é achar o que gosta. O beach tennis é bem gostoso, a gente faz amigos aqui, interage com outras pessoas, conhece gente diferente. Faço aulas duas vezes por semana”, conta.

Na avaliação de Luciana, ter um espaço para a prática do beach tennis e de outros esportes é bem importante. “A gente tem aqui uma oportunidade. E muita gente não sabe que existe essa opção, sem custos”, reforça.  

O beach tennis é a mais nova modalidade oferecida no Cel Avelino Vieira. As aulas começaram no mês de maio. Além do tênis de praia, o local oferece aulas de badminton, handebol, futsal, bocha, ginástica, treinamento funcional, karatê, judô, taekwondo, vôlei, vôlei de praia e futebol americano. Funciona nos três períodos – manhã, tarde e noite.

A coordenadora do CEL, Vanessa Rojas, conta que mulheres e homens têm procurado o local para a prática do beach tennis, a maioria adultos a partir dos 30 anos que buscam uma atividade esportiva.

“A técnica é diferente do tênis tradicional. Não há pré-requisitos. Quem nunca fez, pode começar. Temos sete turmas, todas mistas e há vagas”, diz a professora.

Para se inscrever, basta acessar o portal Curitiba em Movimento.

A dupla Daniela Calado, nutricionista de 36 anos, e Maria Fernanda Braga, estudante de 32 anos, faz aulas de tênis de areia no CEL Afonso Botelho, no bairro Água Verde.

“Uma amiga me falou do beach tennis. Eu já corro, resolvi experimentar. É gostoso, é fácil”, contou Maria Fernanda, que aprova a possibilidade de fazer aulas de graça num espaço da Prefeitura e de poder utilizar a quadra sem custos.

Daniela diz que o jogo é envolvente. “Além disso, temos o melhor professor de beach tennis, o Márcio Cheva”, brinca. Cheva é referência no beach tennis e no vôlei de areia, na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

A médica-veterinária Vanessa Schlichta, de 35 anos, faz aulas numa escola particular perto de onde mora, no Ahú, e também participou do torneio. “O ambiente é totalmente diferente da academia, que é o que eu estava acostumada. O estímulo para o corpo também é outro”, relata Vanessa, que observa o crescimento em Curitiba das modalidades praticadas na areia.

Em breve, no CEL Avelino, será possível praticar o beach tennis, o vôlei de praia e o futebol americano no período da noite. Também neste sábado (27/8), a Prefeitura começou a implantar o sistema de iluminação na área onde ficam as canchas e o campo.

Outras atividades

O programa Lazer na Rua XV, no calçadão entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy, levou atividades lúdicas das 9h às 13h.

Os Jogos do Piá movimentaram o sábado em cinco praças curitibanas, com nostalgia e brincadeiras para a criançada e para toda a família. Teve bets, circuito de bicicleta, jogos gigantes, perna de pau, esqui de grama, futebol de prego, amarelinha, brincadeiras de corda, torneio de bolinha de gude, oficina de jogo da velha, cabo de guerra e outras brincadeiras.

No Xaxim, teve torneio de skate como parte das atrações do Agosto Jovem, e o público pode acompanhar às manobras da modalidade que tanto cresce entre a juventude.

O Xaxim também recebeu, no Centro de Esporte e Lazer, o programa Lazer no Bairro, que ofertou atividades esportivas e lúdicas para a comunidade e permitiu empréstimo de equipamentos e das quadras poliesportivas. O Lazer no Bairro também esteve no Centro da Juventude Eucaliptos.

Domingo tem mais

As atividades começam cedinho no domingo (28/8). A 14ª edição da Corrida entre Parques começa pela manhã, às 6h, e passará pelo Museu Oscar Niemeyer, Portal do Bosque João Paulo II, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingui e Parque Barigui, totalizando 20,2 km de percurso.

A prova poderá ser realizada em equipes e terá três postos e transição. Os corredores deverão passar pelo funil montado em cada posto para transição e troca de “bastão de passagem”.  Cada atleta deverá percorrer seu trecho pré-estabelecido na inscrição.

Corrida entre Parques altera o trânsito na manhã de domingo 

No período da manhã, também haverá atividades recreativas nas Arcadas do São Francisco, na Praça João Cândido, ao lado da Feirinha do Largo da Ordem. As atividades serão das 9h às 13h, para todas as idades, e terão orientação dos profissionais da Smelj.

À tarde, das 14h às 17h30, a diversão continua em outros endereços para curtir com a família: os parques Barigui, Atuba, Lago Azul e Náutico, Passeio Público e na Praça Afonso Botelho.

No Parque Barigui, as atividades serão feitas no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, os profissionais da Smelj estarão ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Parque Lago Azul, os jogos e brincadeiras serão no campo de futebol. Já no Passeio Público, as atividades acontecem em frente ao Coreto Digital.

Além de curtir os parques e praças, as famílias poderão aproveitar a cama elástica, os jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, o circuito infantil de habilidades em bicicletas entre outras atividades.

Se chover, a programação poderá ser cancelada.

Fonte: Prefeitura de Curitiba